Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 1º Congresso Nordestino de Educação híbrida e Tecnologias Educacionais

Tamanho da fonte: 
AS ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DOCENTES DURANTE A PANDEMIA
Laiane Jancielly de Souza Silva, Ariel Francisco Gomes Pereira de Oliveira, Josenilson Dias Araújo

Última alteração: 2022-03-11

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar as estratégias educativas dos docentes de Ciências e Biologia durante a pandemia de Covid-19, além de, compreender os desafios e potencialidades com o uso de objetos de aprendizagem e recursos digitais no ensino remoto, as estratégias educativas que os professores utilizam para a prática docente, bem como as perspectivas para o uso de objetos de aprendizagem no ensino pós-pandemia. O percurso metodológico foi realizado com análises quali-quantitativas, sobre os impactos identificados e expostos por docentes do ensino básico e técnico, do município de Caxias, estado do Maranhão. Desse modo, foi disponibilizado um questionário online na plataforma Google Forms e com os dados obtidos na pesquisa houve a tabulação e confecção de gráficos, com fins a melhorar a visualização dos dados informacionais, foram também elencados relatos dos profissionais de educação sobre o contexto vivenciado. E, por fim, nas considerações finais, deixamos reflexões sobre a emergência da criação de políticas públicas, subsídios e capacitação profissional que minimizem as desigualdades do ensino, pois o ensino remoto só evidenciou a necessidade de aprimorar em todas as esferas o ensino a distância, pois da forma como é realizado não se adequa a universalização do ensino.


Texto completo: PDF