Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, 1º Congresso Nordestino de Educação híbrida e Tecnologias Educacionais

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Uso de metodologias ativas para disciplina de natureza experimental e prática dentro do contexto do ensino remoto emergencial em uma turma concluinte no ensino técnico
Maria Lilian de Freitas Lima, Cleyla Janey Peixo Calheiros

Última alteração: 2022-03-11

Resumo


A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus trouxe uma nova realidade para a comunidade acadêmica: o ensino remoto emergencial (ERE), onde antes, usualmente, acontecia o ensino 100% presencial. O objetivo deste estudo foi verificar a eficácia do uso de metodologias ativaspara disciplina de natureza experimental e prática dentro do contexto do ERE em uma turma concluinte. O trabalho foi desenvolvimento no IFAL Campus Penedo, durante o início do ensino remoto com estudantes de uma turma concluinte de um curso técnico integrado. A metodologia ativa em aula remota foi testada em uma disciplina que envolve conteúdos de aplicação prática. Para ERE ficou estabelecido dois momentos para as aulas: momentos síncronos e assíncronos. Os dados da pesquisa foram levantados a partir das respostas originadas de um questionário emitido durante as aulas síncronas. Para a maioria dos estudantes, a disciplina chegou próximo à atender as expectativas criadas. Aqueles que acompanharam e participaram dos momentos síncronos tiveram melhor desempenho nas atividades assíncronas. Os jogos aplicados nas atividades síncronas foram também responsáveis por despertar interesse pelo conteúdo. A metodologia ativa para resolução de problemas foi satisfatória para engajamento dos estudantes na construção do conhecimento, tornando o estudante mais autônomo no processo de ensino-aprendizagem.

 

Palavras-chave: ensino-aprendizagem; ensino profissionalizante; ferramentas tecnológicas.


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