Última alteração: 2022-03-11
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de desenvolver a aprendizagem significativa dos educandos, em processo de alfabetização, através das tecnologias digitais. Esta é uma pesquisa de caráter bibliográfico e tem como base teórica: Kenski (2012), Mill, Oliveira e Falcão (2018), Papert (1997) e Assmann (1998), Demo (2002), Masetto (2000), Campos (2009), Amante (2011), Lopes (2014) e, Morais, Castro e Santos (2018). Realizou-se leitura crítica/reflexiva do material de apoio teórico. Compreende-se que as tecnologias digitais estão presentes na sociedade contemporânea e que elas possibilitam um novo modo de interação social, deste modo, conclui-se que os recursos digitais são aliados indispensáveis às práticas pedagógicas para o processo de alfabetização no âmbito escolar. A alfabetização trata-se de uma fase ímpar no universo infantil, pois as crianças vivem momentos de descobertas no dia a dia. Portanto, ressalta-se que nesse período é essencial o docente incluir em sala de aula, atividades que utilizem ferramentas tecnológicas a fim de subsidiar uma aprendizagem de qualidade aos alunos.
Palavras-chave: Educação. Tecnologia. Aprendizagem. Alfabetização.