Última alteração: 2022-03-11
Resumo
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal analisar o desempenho dos estudantes de três cursos profissionalizantes do PRONATEC ofertados pela Secretaria de Educação do Estado de Alagoas por ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. Este estudo pode ser classificado como uma pesquisa descritiva na qual foram utilizadas técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa. As análises realizadas tiveram como amostra 832 jovens com idade entre 17 a 21 anos, estudantes do ensino médio da rede pública de educação de Alagoas e cursistas dos três cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Os resultados observados sinalizaram que o curso de assistente administrativo foi o mais procurado e que 78,37% dos estudantes matriculados nos três cursos eram do sexo feminino. O nível de aprovação geral ficou abaixo da média nacional, e o desempenho dos estudantes do sexo masculino foi melhor que as do sexo feminino. O baixo nível de desempenho pode sinalizar problemas de adaptação dos estudantes da rede pública a modalidade de ensino remota, falta de estrutura de internet para acesso aos cursos e realização das atividades acadêmicas, problemas de ordem econômica em função da pandemia, dentre outros.