Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, IV Jornada De Iniciação a Docência e VI Mostra Didática do Pibid

Tamanho da fonte: 
Trilha química: Uso de jogo educativo e lúdico no ensino de química orgânica
Jaqueline Gomes de Sá, Karoline Santos Venancio, Anderson Reis Albuquerque, Cíntia Lopes Soares Gomes de Sá, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha

Última alteração: 2016-10-21

Resumo


A utilização de jogos educacionais em sala de aula vem permitindo a obtenção de uma aprendizagem significativa entre professores e alunos no ato de compartilhar conhecimentos, uma vez que o mesmo é construído e não transferido (FREIRE, 1996). Os jogos educacionais também se mostram bastante eficazes por permitir aos alunos o aprendizado de forma interativa e divertida. Como opções para o professor podem ser citadas a revisão de um determinado assunto ou mesmo para maior fixação do mesmo. Desse modo, o presente trabalho propôs realizar uma breve revisão sobre funções orgânicas oxigenadas utilizando um jogo educativo e lúdico. O trabalho foi desenvolvido e aplicado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, em uma turma de 3º ano do ensino médio integrado a informática. Inicialmente a turma foi dividida em cinco grupos de 2 pessoas e um de três, no qual eles deveriam jogar o dado e à medida que acertassem as perguntas que eram sendo feitas iriam avançando “casas” da trilha que os mesmos deveriam seguir. Os indivíduos que estavam sobre a trilha poderiam pedir ajuda dos colegas de grupo ou mesmo realizar pesquisas, no entanto para executar essas duas opções o candidato perderia o privilégio de prosseguir uma “casa” a mais. Tal regra só foi válida em caso de acerto, pois em caso de erro o aluno continuaria na posição em que já estava.

De acordo com os resultados dos questionários pós-culminância percebeu-se um aumento expressivo de acertos. Além disso, foi possível perceber que com a junção do conhecimento de cada aluno e graças ao espírito competitivo de cada um, o jogo lúdico foi realizado com sucesso, e desse modo pôde haver maior fixação do assunto.

 

 

Palavras-chave: Trilha química; Ensino de química; Jogos lúdicos; Funções orgânicas.