Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, IV Jornada De Iniciação a Docência e VI Mostra Didática do Pibid

Tamanho da fonte: 
QUIMEMÓRIA PERIÓDICA: DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO NO ENSINO DE QUÍMICA
Samara Souza Sá, Ana Carolina Nunes do Nascimento, Maria Aparecida Nazário Cassiano

Última alteração: 2016-11-04

Resumo


A utilização do lúdico no ensino de química é uma das alternativas que vem despertando o interesse dos educandos, e tornando as aulas de química mais atrativa. Grande parte dos discentes apresenta dificuldades quando é trabalhado o conteúdo tabela periódica, pois há uma quantidade de informações que muitas vezes passam despercebidos. Os jogos didáticos vêm sendo uma boa alternativa, visto que além de tornar mais fácil a assimilação do conteúdo contribui na interação e socialização. O objetivo do presente trabalho,foi revisar conteúdo da tabela periódica de forma criativa e dinâmica. Essa pesquisa foi desenvolvida com os alunos do 1ª ano do ensino médio, fazendo com que os mesmos relacionassem símbolo dos elementos químicos com imagens que retratam sua aplicabilidade no cotidiano. O lúdico foi desenvolvido a partir de materiais reutilizáveis e de baixo custo. Ao analisar as respostas dos questionários aplicados, observou-se que 100% discentes não haviam vivenciado nenhum tipo de jogo lúdico em sala de aula, e os mesmos afirmaram que os jogos poderiam contribuir na aprendizagem. Quando questionados sobre o que poderia tornar as aulas de químicas mais atrativas, a maioria respondeu: que a teoria aliada com a pratica, e jogos lúdicos. Na aplicação da proposta pode-se observar uma ótima aceitação, e dentre os comentários dos discentes, o jogo colaborou para uma melhor compreensão do tema, e no incentivo pela disciplina.


Texto completo: Sem título