Última alteração: 2015-09-04
Resumo
Mesmo tendo garantido por lei o direito de se matricular em uma escola de ensino regular, o aluno com deficiência encontra diversos obstáculos e, entre eles, estão à falta de preparo do professor para lidar com esse aluno e de materiais didáticos que atendam às necessidades específicas indispensáveis ao processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, esse projeto objetivou desenvolver materiais didáticos que facilitassem o estudo da Biologia por estudantes com algum tipo de Deficiência Visual - DV em uma turma regular. Inicialmente, foi realizado estudo para conhecer as características dessas pessoas; a história da educação inclusiva; como de lá para cá estas pessoas enfrentaram esse processo de exclusão educacional e a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência em escolas regulares por meio de salas especiais. Com a elaboração das Declarações de Educação para Todos e de Salamanca as escolas regulares passaram a se adequar para receber o aluno com deficiência. Partindo dessa perspectiva, esse projeto realizou pesquisa qualitativa no período de junho de 2014 a janeiro de 2015, no IF SERTÃO-PE/Campus Petrolina, na Escola Adelina Almeida e em uma turma de alunos DVs no SESI, em Petrolina-PE. As informações adquiridas acerca destes alunos e o processo de ensino e aprendizagem viabilizou selecionar e confeccionar materiais didáticos adaptados para o ensino de biologia para alunos DV, tais como, modelo de cromossomos, células do tecido epitelial, reprodutoras e em mitose. Estes materiais foram testados e avaliados por um público geral, alunos com DV e professores de biologia. Os professores aprovaram e afirmaram que o usariam em suas aulas. Os alunos DV afirmaram que as texturas diferenciadas os possibilitavam perceber a estrutura da célula e que se tivessem utilizado na sua formação com certeza a aprendizagem seria outra. O público geral teve os olhos vendados na avaliação e o aprovaram, no entanto, colocaram que sem a venda seria melhor, pois não tinham a habilidade do reconhecimento com o tato. Essas análises permitiu concluir que o objetivo foi atingido e que o uso de materiais específicos possibilitará alunos com e sem deficiência visual estarem em um mesmo espaço de aprendizagem. Assim, o desenvolvimento desse projeto foi relevante e gerou expectativa de sua continuidade na forma de capacitação de professores para produção e confecção desse e de novos materiais.
Palavras-chave: Educação Inclusiva, Ensino, Aprendizagem