Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E I JORNADA DE TRABALHOS DE EXTENSÃO DO IF SERTÃO-PE

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Musicalização por Instrumentos Musicais
Eric Barreto

Última alteração: 2012-08-29

Resumo


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O município de Ouricuri está localizado no Sertão do Araripe, região a qual é celeiro na formação de músicos, dentre os quais está Luiz Gonzaga, patrono artístico da região. Atualmente a cidade carece de escolas de música e centros de estudos de música, o que inviabiliza a iniciação musical de grande parte da população que objetiva aprender um instrumento musical. Neste cenário que o Curso de Musicalização por Instrumentos Musicais assume grande relevância, objetivando dar formação básica em música (teoria musical, apreciação musical) a partir do aprendizado de instrumentos de percussão.

A música é reconhecida como expressão indispensável para formação do ser humano e suas potencialidades. Como arte, a música é capaz de expressar sentimentos e transmitir informações de maneira peculiar, atingindo os mais variados públicos.

O aprendizado de um instrumento musical modifica a vida dos seres humanos e dos grupos sociais, dentre outros fatores, pelo oferecimento de novos meios de inserção em grupos. Neste sentido atividades musicais promovem a formação do cidadão de forma mais completa; tal formação é um direito presente na Constituição Federal Brasileira de 1988 e em legislações educacionais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.

Os benefícios psicossociais desta experiência são difíceis de mensurar, no entanto estudos realizados por diversos pesquisadores como Bastião (2002), Willems (1970), comprovam a melhoria nos relacionamentos humanos e desempenho acadêmico daquelas pessoas iniciadas musicalmente.

Espera-se como resultado deste projeto que os alunos musicalizados possam atuar como percussionistas amadores e tenham formação básica inicial que permita-os continuar estudos na área da música.

 

Objetivo Geral

 

Musicalizar oito pessoas que tenham acima de sete anos de idade, iniciando-os em instrumentos de percussão

 

Objetivos Específicos

 

1.    Fomentar a inclusão social de jovens e adultos a partir da música

2.    Aprender notação musical tradicional

3.    Entender o funcionamento de instrumentos de percussão

4.    Obter formação básica zabumba, triangulo, pandeiro e bateria

5.    Executar música em conjunto

6.    Realizar apresentações musicais individuais e coletivas

 

Metodologia

 

Inicialmente os dois bolsistas vinculados ao projeto serão treinados para utilizarem procedimentos de musicalização baseados nas ideias de Willems, Shaffer, Tourinho e Barbosa, além de estudarem métodos de percussão e rítmica. Os estudos de rítimica serão baseados no método de José Eduardo Gramani (1988). Os bolsistas também realizarão pesquisa bibliográfica sobre instrumentos de percussão, objetivando compreender suas diferentes composições e usos. Eles também serão iniciados à prática da notação musical e elaborão repertórios musicais individuais.

Munidos destes conhecimentos, os bolsistas, juntamente com o orientador, iniciaram as atividades em um dos ambientes do curso, o qual é efetivado a partir de uma parceria com a Juventude do Bairro Nossa Senhora do Carmo - JUCARMELO, grupo de jovens ligados a igreja do Carmo. Estas atividades ocorrerão uma vez por semana, com o máximo de oito alunos, e carga horária de uma hora e meia. Os alunos desta turma deverão ter idade entre 07 e 60 anos, e trabalharão juntos a prática da leitura rítmica e da execução percussiva.

A iniciação a percussão será realizada a partir de trabalho de percussão corporal, a qual será seguida do estudo de instrumentos percussivos criados com cocos, madeiras, latas de alumínio, entre outros materiais reutilizáveis.

Após a confecção de intrumentos e o trabalho com elementos rítmicos, os estudantes serão iniciados em instrumentos musicais como: bateria, zabumba, triangulo e pandeiro. Cada aluno será iniciado em apenas um instrumento e deverá seguir com as atividades até o fim do curso, em julho de 2013.

As aulas de percussão acontecerão nas dependências do IF Sertão PE Campus Ouricuri.

Também serão realizadas atividades de leitura e escrita para cada grupo instrumental, bem como a execução em conjunto de todos os grupos. Como resultado deste trabalho os estudantes apresentarão as músicas ensaiadas no próprio espaço cedido pela igreja ou em outro espaço que proporcione público para a apresentação.

 

Sistema de Acompanhamento e Avaliação

 

Ao fim de cada semestre serão realizadas apresentações do grupo do grupo de percussão com objetivo de apresentar o trabalho desenvolvido à comunidade e avaliar as habilidades e competências dos estudantes desenvolvidas neste período. A segunda destas apresentações finais será acompanhada por dois músicos, o quais, segundo uma tabela de critérios previamente elaborada avaliarão os resultados finais.

Vídeos serão gravados durante as aulas e em apresentações para serem utilizados como referência para avaliação do desenvolvimento de cada estudante pelos músicos convidados.

Além da avaliação do desenvolvimento instrumental e musical de cada estudante, será realizada avaliação sobre a importância social e dos aspectos ligados ao desenvolvimento humano dos estudantes. Para realização de tal avaliação serão realizadas perguntas aos estudantes, a partir de roteiro semi-estruturado previamente elaborado, objetivando captar o discurso de tais estudantes sobre o tema em avaliação.

 

Resultados Esperados

 

Espera-se que a partir do trabalho desenvolvido seja dada formação inicial em percussão a oito estudantes e iniciação à notação tradicional de música. Também espera-se que estes estudantes, convivendo conjuntamente, possam desenvolver trabalhos musicais conjuntos.