Última alteração: 2012-08-06
Resumo
Este trabalho faz parte de um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina. O objetivo desta pesquisa é avaliar a aquisição da linguagem dos alunos surdos da rede municipal de ensino de Petrolina - Pernambuco, atendidos em vinte e oito escolas, sendo onze situadas na zona urbana e dezessete na zona rural. Esses alunos estudam em salas regulares e no turno contrário recebem o Atendimento Educacional Especializado - AEE, realizado por um professor ouvinte e um professor ou instrutor surdo, uma a duas vezes por semana; porém, apenas 0,44%, ou seja, dois alunos contam com a atuação do profissional intérprete de Língua de Sinais em sala de aula. A avaliação da aquisição da linguagem dos alunos surdos será identificada a partir de testes individuais, que proporcionam diagnosticar a linguagem compreensiva e a linguagem expressiva, conforme orienta Quadros & Cruz (2010), autoras de referência no estudo da aquisição da linguagem em crianças surdas. Considerando a importância da linguagem para o ser humano na organização do pensamento, na construção e transmissão do conhecimento e nas suas relações sociais, a hipótese dessa pesquisa é que a defasagem na aquisição da Língua de Sinais, por esses alunos, afeta diretamente a aprendizagem e a autoestima, resultando em falta de motivação para a realização das atividades escolares e consequemente em baixo rendimento. Almeja-se que o resultado desse trabalho venha subsidiar o desenvolvimento de práticas pedagógicas que envolvam a produção e compreensão da Literatura Surda e da estrutura gramatical da Língua de Sinais Brasileira – Libras, por meio da capacitação dos profissionais envolvidos na educação de surdos.
Palavras-chave: alunos surdos, aquisição da linguagem, Língua de Sinais.