Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E I JORNADA DE TRABALHOS DE EXTENSÃO DO IF SERTÃO-PE

Tamanho da fonte: 
INVESTIGANDO O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Willams Silva Andrade, Jailma Samara Silva Campos, José Rivaldo Matias dos Santos, Jean Lúcio Santos Evangelista, Danielle Juliana Silva Martins

Última alteração: 2012-08-06

Resumo


Este trabalho visa investigar o acompanhamento pedagógico realizado nos cursos superiores de uma instituição de ensino. Segundo o levantamento divulgado em 2008 pelo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira observou-se um crescente aumento de vagas em cursos superiores, porem mesmo com a ampliação significativa na quantidade de vagas a qualidade do ensino ainda não tem sido satisfatória. O acompanhamento pedagógico vem para possibilitar a melhora na qualidade educacional por se utilizar do dialogo, reflexões e ações que transformem a vida dos sujeitos envolvidos no processo educacional e consequentemente, a melhora na qualidade dos cursos oferecidos a sociedade. Com isto o presente trabalho objetiva estudar como se desenvolve o acompanhamento pedagógico em uma instituição pública que tem participado do processo de expansão dos cursos superiores do governo federal. Será realizada uma pesquisa junto aos professores, alunos e técnicos da instituição de ensino em questão, destacando teorias que fundamentam o estudo sobre o tema acompanhamento pedagógico e educação superior, realizando o levantamento bibliográfico e identificando o funcionamento do mesmo. Para o desenvolvimento da pesquisa escolheu-se a natureza quantitativa, pois acreditamos que se adéqua a realidade do estudo em questão já que utilizaremos de métodos diferentes como entrevistas e questionários. Diante da relevância do projeto, junto a  professores e alunos dos cursos superiores, espera-se a aplicação de um acompanhamento pedagógico adequado à realidade dos professores e alunos, dentro dos limites da instituição.

Texto completo: Sem título