Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E I JORNADA DE TRABALHOS DE EXTENSÃO DO IF SERTÃO-PE

Tamanho da fonte: 
INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA O APRIMORAMENTO DO APRENDIZADO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE OURICURI
Silvio Fernandes, Arthur Francisco de Paiva Alcântara

Última alteração: 2012-08-21

Resumo


A dificuldade dos alunos em aprender Química tem sido especulada na esfera da educação em todo o mundo ao enfatizar esse construto, o qual tem sido reconhecido no Brasil nos mais variados instrumentos e teorias, buscando solucionar esse problema. Somado a isto, o ritmo acelerado da globalização, cuja realidade econômico-tecnológica imprime profundas transformações, exige a integração do aluno à sociedade e a escola tem papel fundamental neste processo. Este projeto de extensão tem o intuito de atenuar as dificuldades do corpo discente da rede pública do município de Ouricuri-PE em revelar conhecimentos básicos relacionados à transformação, propriedades e estruturas dos materiais, do ponto de vista da Química, levando em consideração a codificação e linguagem Química, as teorias, leis e métodos empregados para o entendimento do comportamento dos materiais, além de apresentar capacidade de empregar estes conteúdos nas situações do cotidiano, por meio de atividades de apoio, aulas praticas em laboratório e monitoria ao discente, contribuindo, assim, no processo de ensino-aprendizagem. Foram contemplados com o projeto dois colégios: Escola Estadual São Sebastião e a Escola Estadual Dom Idílio José Soares. Este trabalho tem ajudado alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino médio a entender melhor o papel da química no nosso dia a dia, além de auxiliar o professor na abordagem dos conteúdos. Dentre as atividades realizadas destaca-se a apresentação de experimentos para melhor compreensão dos conteúdos trabalhados nas aulas e ao desenvolvimento do educando que participa da progressão parcial, onde o aluno reprovado cursa a série seguinte devendo a disciplina ao qual foi reprovado, tentando assim amenizar as dificuldades do alunado em aprender Ciências.


Texto completo: Sem título