Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VI Mostra Técnica e Científica do IF Sertão-PE do Campus Floresta

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A VERMICOMPOSTAGEM COMO ALTERNATIVA PARA O APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS DOMÉSTICOS
Jainara Jainara de Jesus Silva, Vera Lucia da Silva Augusto Filha, Juliana Andreza Figuêiroa, Geciane Alves dos Santos

Última alteração: 2020-09-23

Resumo


O descarte inadequado de resíduos orgânicos domésticos gera uma problemática no que serefere ao conceito de sustentabilidade. Alternativamente, a confecção de um minhocário torna-sepropícia na otimização na degradação desses resíduos, uma vez que a participação de agentesdecompositores permite uma rápida conversão da matéria-prima, retornando ao ambiente naforma de adubo e biofertilizante. Segundo SILVA e colaboradores (2016), as minhocascalifornianas, Eisenia fétida, são as espécieis mais empregadas nos processos decompostagem, pois sobrevivem bem a temperatura ambiente, reproduzem rapidamente e sãofáceis de se obter o húmus produzido a partir do processo de compostagem. O húmus é rico emnutrientes usados no desenvolvimento das plantas; além de melhorar as características físicasdo solo, tais como a aeração e retenção de água, segundo dados publicadas pela EMBRAPA(2007). Com isso, o projeto teve como finalidade confeccionar um biodecompositor, a partir demateriais alternativos, para o reaproveitamento do resíduo orgânico doméstico. O trabalho foirealizado por alunos da 3a série de agropecuária do IF-Sertão/PE Campus Floresta. Após aprodução do humus e biofertilizantes, será construída uma horta na creche Vovó Aurora, nacidade de Floresta-PE. O trabalho foi dividido em 3 etapas: na primeira foi realizada a exposiçãodo projeto em que foi discutido sobre o descarte de resíduos orgânicos, os alunos participaramatravés de questionamentos sobre tema proposto; além disso houve um diagnóstico acerca doconteúdo relacionado. Durante a exposição do projeto, foram abordados temas como:aproveitamento do lixo doméstico orgânico, química e alimentos, produção de biofertilizantes esuas aplicações na agricultura. Em seguida, foi realizada a oficina para a confecção dominhocário em sala de aula com os alunos; nessa etapa a turma foi dividida em 3 grupos, emque cada um construiu um minhocário. Para a confecção do minhocário, foi selecionada,aproximadamente, 200 minhocas californianas, algumas foram coletas durante uma visita técnicana fazenda do IF sertão/PE. A produção do humus levou cerca de 60 dias.

Palavras-chave


Ensino de Química, Lixo doméstico, Sustentabilidade

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