Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, VI Mostra Técnica e Científica do IF Sertão-PE do Campus Floresta

Tamanho da fonte: 
ESTRATÉGIAS DE COMPETITIVIDADE COM O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL
Florisvaldo Cunha Cavalcante Júnior, José Emanuel Medeiros Marinheiro, Pedro Henrique Amaral Lima

Última alteração: 2020-06-21

Resumo


No mercado cada vez mais competitivo, se faz necessário que as empresas adotem diversasestratégias para competir, entre as quais, destacam-se as ações voltadas ao empreendedorismosustentável, ou seja, a geração de riquezas com o desenvolvimento responsável do meio sociale ambiental. Nesse contexto, o objetivo dessa produção é discutir a importância doempreendedorismo sustentável na competitividade dos empreendimentos. A pesquisa seclassifica como qualitativa, exploratória e no tocante aos procedimentos técnicos, se enquadracomo bibliográfica. Identificou-se, que muitas empresas, de segmentos variados, já se utilizamde estratégias de sustentabilidade para serem um diferencial competitivo no mercado, a exemploda Samsung, Natura, Nestlé, Coca-Cola, Renault e Banco do Brasil. Essas empresas têmdirecionado suas atividades baseadas em medidas, que evitem ao máximo, agressão aoplaneta, ou seja, preocupando-se com os fatores ambientais e sociais. Percebeu-se, que entreas práticas de sustentabilidade, a redução do consumo de energia tem um impacto maissignificativo, seguido por investimentos em fontes menos poluentes e o desenvolvimento deprodutos mais verdes, como a adoção de energias renováveis e a redução de emissões decarbono, no caso das montadoras. Importante ressaltar, também, que a Revista Exame (2017),classificou as 20 empresas brasileiras com as melhores práticas de sustentabilidade, levando emconsideração três aspectos: econômico-financeiro, ambiental e social. Do total de companhiasanalisadas, 63% contam com um comitê de sustentabilidade, 83% têm uma política corporativaambiental e 81% utilizam critérios sociais para a escolha de seus fornecedores, o que evidenciao crescimento da conscientização sobre o tema. Vale salientar, que, a sustentabilidade deve serpraticada por todos os integrantes da organização, desde gestores a colaboradores de todas asáreas e posições, para que as ações sejam eficientes e eficazes. Portanto, conclui-se que oempreendedorismo sustentável representa uma preocupação real do mercado e uma tendênciaentre consumidores cada vez mais exigentes, além de ser um diferencial competitivo,contribuindo para alavancar os resultados financeiro das entidades.

Palavras-chave


Empreendedorismo, Sustentabilidade, Estratégias, Competitividade