Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, PIBIC/ PIBITI/ PIBIC JR. 2015/2016

Tamanho da fonte: 
Sistema de Controle de Temperatura para utilização da Técnica in vitro Semiautomática de Produção de Gases
Eziom Alves Oliveira

Última alteração: 2015-07-22

Resumo


 

O método in vitro semiautomática de produção de gases utiliza substrato moído, meio de cultura anaeróbico e inóculo microbiano proveniente do liquido ruminal. O substrato, junto com o líquido ruminal, deve ser suspenso no meio anaeróbico e mantido em torno 39ºC. Dessa forma, a produção de gases é analisada e interpretada como medida indireta da degradabilidade.

Um sistema deve ser utilizado para controlar de forma automática a temperatura ambiente do laboratório em torno de 39ºC. Este sistema deve ser capaz de monitorar e controlar a temperatura ambiente de forma eficácia, pois uma temperatura muito abaixo ou acima dessa mataria os microrganismos e inviabilizaria o experimento.

Dessa forma, este projeto tem como proposta o desenvolver de um sistema de controle de temperatura para utilização da técnica in vitro semiautomática de produção de gases. Tendo como vantagens o baixo custo financeiro, pois irá utilizar uma plataforma de microcontrolador open-source Arduino, e seu desenvolvimento será direcionado a aplicação proposta.

Para monitorar a temperatura do laboratório serão utilizados dois sensores de temperatura e umidade DHT11. O valor da temperatura será a média aritmética dos valores obtidos pelos dois sensores através dos pinos AD do Arduino. De acordo com essa média, o Arduino acionará os atuadores através de um shield relé. Os atuadores utilizados serão um exaustor, para fazer o ar quente circular dentro do laboratório, e uma resistência elétrica, utilizada para aquecer o ambiente.

 

 

 

 

 

 

 


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.