Última alteração: 2016-06-13
Resumo
Entendendo todo o contexto da sociedade do informação (CASTELLS, 2006; WHERTEIN, 2000; PRENSKY, 2001), das transformações tecnológicas, e da necessidade de um olhar aprofundado sobre o processo de formação inicial de professores de música, o presente projeto tem como objetivo geral analisar as concepções dos discentes do curso de licenciatura em música do IF Sertão PE (Campus Petrolina) quanto à formação inicial docente em música dentro do contexto da sociedade da informação. Para tal, temos como objetivos específicos: i) compreender as demandas apontadas pelos discentes para uma formação e atuação profissional relevantes na sociedade da informação ii) identificar nos documentos (PPC, Ementas, Planos de Disciplina) presença de conteúdos relativos às demandas apontadas pelos discentes; iii)conhecer ações existentes no curso de licenciatura em música do IF Sertão PE, apontadas pelos discentes, que contribuam para a formação e atuação profissional relevantes na sociedade da informação. O projeto lançara mão da abordagem qualitativa (MINAYO, 1994), utilizando com estratégia de pesquisa o Estudo de Caso (YIN, 2005). O campo de pesquisa será o curso de licenciatura em música do IF Sertão PE Campus Petrolina, e os sujeitos da pesquisa serão os discentes do curso. O procedimento de coleta de dados constará de questionários com os discentes e análise documental do PPC, ementas e planos de disciplina. O tratamento dos dados será feito à luz da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Com a realização do projeto pretendemos fomentar uma compreensão das necessidades formativas para atuação no contexto da sociedade da informação, desenvolver um melhor entendimento das demandas discentes em relação ao tema e propor ações práticas para o atendimento às demandas discentes.