Sistema Eletrônico de Administração de Conferências, Relatório Final PIBIC/PIBIC Jr (2011-2012)

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CARACTERIZAÇÃO DE PRODUTORES E CONSUMIDORES DE PRODUTOS AGROECOLOGICOS DO MUNICIPIO DE OURICURI-PE
Aroldo Gomes Gomes Filho, Claudiana Maria da Silva

Última alteração: 2012-08-25

Resumo


Atualmente a demanda por produtos agroecológicos é muito grande tendo em vista a preocupação com a qualidade de vida e preservação do meio ambiente. Geralmente quem exerce esse trabalho são os pequenos produtores rurais da agricultura familiar, devido à mesma exigir uma maior necessidade de mão de obra cuidadosa. A venda dos produtos agroecológicos aparece como um dos grandes entraves da cadeia produtiva e pode ser considerado como fator limitante para a agricultura familiar. Este trabalho tem como objetivo caracterizar os produtores e consumidores  agroecológicos e convencionais do município de Ouricuri-PE, utilizando para essa pesquisa questionários, sendo estes submetidas aos entrevistados, visando com isso, gerar dados que busquem um melhor mapeamento da agricultura agroecológica e de consumo deste produtos neste município. Estes resultados são de grande importância, pois possibilitará traçar o perfil desses produtores e consumidores, e visa ainda uma estratégia de expansão da agroecologia no município de Ouricuri. Os resultados obtidos em geral com este trabalho demonstram que, os produtores agroecologicos apresentam quanto ao gênero 50% do sexo masculino e 50% do sexo feminino, com idade entre 29-38 anos e com renda média mensal de 1 salário mínimo, além de contarem com o apoio de ONGs na prestação de assistência técnica. Com relação aos consumidores agroecológicos estes são em sua maioria do sexo feminino (73,33%) enquanto que apenas 26,66% destes são do sexo masculino, ambos possuindo idade entre 29-38 anos, com uma renda família em média de 1 salário mínimo. Com relação aos consumidores de produtos convencionais, 14,89% destes apresentam sexo masculino, enquanto que 85,1% são do sexo feminino, com faixa etária de 29-38 anos e uma renda familiar de 1 salário mínimo. Estes resultados encontrados possibilitam traçar um perfil destes consumidores, e os quais serão de grande importância para o produtor, pois este poderá direcionar estratégias que visem agradar esta parcela da população. 


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