10 LIÇÕES SOBRE CORPOREIDADE: PESQUISA FILOSÓFICA SOBRE “DUALISMO ONTOLÓGICO” E “HISTÓRIA DA FILOSOFIA”
Resumo
Gilles Lipovestsky chama atenção sobre a “vivência dos corpos” numa época de
“ditadura do padrão único de beleza”. Contudo, este não seria um fenômeno único
ou recente em nossa sociedade, pois a “história do corpo” seria também
considerada como a história de toda uma civilização. Neste sentido, o livro “O Mundo
de Sofia: Romance da história da filosofia” (Jostein Gaarder) e sua adaptação para
TV (Erik Gustavson) aparecem como uma “iniciação à tradição ocidental” naquilo
que diz respeito à complexa relação entre “corpo e alma” enquanto temática da
“corporeidade”. Assim, o objetivo desta pesquisa teve uma dupla dimensão, a saber,
conceituar “dualismo ontológico” e “história da filosofia” e aplicar tal apreensão
conceitual na produção de artigo científico e “cordel filosófico” com respostas à
pergunta norteadora: A corporeidade é a predominância do corpo sobre a alma ou
a instância na qual uma sem o outro seria inconcebível? Admitindo o “método
hermenêutico”, em que a investigação filosófica parte da prefiguração à figuração
do texto e desta à refiguração, bem como por se tratar de pesquisa teórica, os
resultados alcançados foram a leitura crítica e fichamento de trechos de obras
filosóficas e textos seletos sobre Platão, Nietzsche e Simone de Beauvoir, bem
como exibição e discussão de episódios da série para TV “O Mundo de Sofia”. E
como aplicação desta apreensão conceitual, a participação em oficina de “cordel” e
consequente produção de “cordel filosófico”, bem como de artigo científico. Ainda
ocorreram pesquisa e leitura de fontes bibliográficas recentes. Atividades sempre
coordenadas pelo professor-orientador e pela professor colaboradora da pesquisa.
Com relação à pergunta norteadora, admitindo falta de consenso e complexidade
da temática, optamos em não concluir com apenas uma das três interpretações,
mas deixando em aberto essa questão para possíveis pesquisas futuras.
“ditadura do padrão único de beleza”. Contudo, este não seria um fenômeno único
ou recente em nossa sociedade, pois a “história do corpo” seria também
considerada como a história de toda uma civilização. Neste sentido, o livro “O Mundo
de Sofia: Romance da história da filosofia” (Jostein Gaarder) e sua adaptação para
TV (Erik Gustavson) aparecem como uma “iniciação à tradição ocidental” naquilo
que diz respeito à complexa relação entre “corpo e alma” enquanto temática da
“corporeidade”. Assim, o objetivo desta pesquisa teve uma dupla dimensão, a saber,
conceituar “dualismo ontológico” e “história da filosofia” e aplicar tal apreensão
conceitual na produção de artigo científico e “cordel filosófico” com respostas à
pergunta norteadora: A corporeidade é a predominância do corpo sobre a alma ou
a instância na qual uma sem o outro seria inconcebível? Admitindo o “método
hermenêutico”, em que a investigação filosófica parte da prefiguração à figuração
do texto e desta à refiguração, bem como por se tratar de pesquisa teórica, os
resultados alcançados foram a leitura crítica e fichamento de trechos de obras
filosóficas e textos seletos sobre Platão, Nietzsche e Simone de Beauvoir, bem
como exibição e discussão de episódios da série para TV “O Mundo de Sofia”. E
como aplicação desta apreensão conceitual, a participação em oficina de “cordel” e
consequente produção de “cordel filosófico”, bem como de artigo científico. Ainda
ocorreram pesquisa e leitura de fontes bibliográficas recentes. Atividades sempre
coordenadas pelo professor-orientador e pela professor colaboradora da pesquisa.
Com relação à pergunta norteadora, admitindo falta de consenso e complexidade
da temática, optamos em não concluir com apenas uma das três interpretações,
mas deixando em aberto essa questão para possíveis pesquisas futuras.
Palavras-chave
Filosofia; Corpo; Dualismo ontológico; História da filosofia.
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