DIVERSIDADE DE INSETOS ASSOCIADOS A CULTIVOS DE PALMA FORRAGEIRA NO MUNICÍPIO DE FLORESTA-PE

Júlio Cesar Leal Novaes de Carvalho Lima, Lucas Matheus Monteiro dos Santos, Leandro José Uchôa Lemos

Resumo


Introdução: A palma forrageira Opuntia fícus indica Mill., é de grande importância para nutrição de ruminantes em épocas de estiagem, devido à grande adaptabilidade desta cactácea as condições ecológicas do semiárido. Entretanto, um dos entraves para uma boa produtividade da palma é a ocorrência de insetos-praga, como as cochonilhas e, embora a importância de insetos-pragas, há pouquíssimos trabalhos com levantamentos entomofaunísticos para esta cultura no semiárido e Pernambuco. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo o levantamento da entomofauna associada aos cultivos de palma forrageira no município de Floresta-PE, visando principalmente avaliar parâmetros ecológicos de diversidade. Materiais eMétodos: O trabalho foi conduzidos na fazenda-escola do IF Sertão-PE, Campus Floresta. As coletas foram efetuadas com armadilhas do tipo Moericke. Estas foram instaladas nas entrelinhas de cultivo por 3 meses. As coletas foram realizadas semanalmente e os insetos acondicionados em frascos com álcool 70%. A identificação foi feita a nível de família. Os índices de diversidade foram calculados por meio do software Past 1.73 (Paleontological Statistics) e pelo software ANAFAU.  Resultados: foram coletados 4.474 insetos distribuídos em 64 famílias, no qual foram predominantes as famílias Formicidae e Vespidae (Hymenoptera), Thripidae (Thysanoptera), Muscidae (Diptera) e Lygaeidae (Hemiptera). Em relação a diversidade de insetos nos plantios de palma forrageira da fazenda escola do Campus Floresta, os índices demonstraram uma diversidade média e uma alta riqueza de famílias presentes durante os levantamentos. Considerações Finais: O plantio de palma forrageira da fazenda escola do Campus Floresta apresentou uma diversidade mediana comparada a outros levantamentos entomofaunísticos em diversos agroecossistemas estudados; As famílias Formicidae, Vespidae (Hymenoptera), Lygaeidae (Hemiptera, Muscidae (Diptera) e Thripidae (Thysanoptera) foram predominantes durante os levantamentos.

Palavras-chave


Entomofauna; palma forrageira; Moericke

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Júlio Cesar Leal Novaes de Carvalho Lima, Lucas Matheus Monteiro dos Santos, Leandro José Uchôa Lemos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.