PROSPECÇÃO ANTIMICROBIANA DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE ESPÉCIES CONDIMENTARES PARA UTILIZAÇÃO COMO AGENTES DE CONSERVAÇÃO E CONTROLE DE CRESCIMENTO DE AEROMONAS SP.

Dcheyce D’arc Souza Medeiros Silva, Guilherme Urias Menezes Novaes, Hélder de Souza Gomes, Kelly Cintra Dantas, Juliana Andreza Figuêiroa, Ana Paula Oliveira

Resumo


Introdução: Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) é a principal espécie de peixe cultivada no Nordeste brasileiro, em detrimento da sua fácil adaptação, curto ciclo de engorda, aceitação de uma ampla variedade de alimentos, rusticidade, ampla aceitação do consumidor e elevado valor comercial. Entretanto, o cultivo dessa espécie é ainda limitado devido aos elevados custos de produção, dificuldades de acesso á tecnologia, limitações do mercado regional e mortalidade de peixes por enfermidades. Objetivo: Extrair, caracterizar quimicamente e investigar os potenciais antimicrobianos dos óleos essenciais de espécies vegetais utilizadas na medicina tradicional e na culinária, como agentes terapêuticos e/ou condimentos e/ou conservantes naturais. Materiais eMétodos: Os óleos essenciais (O.E) foram obtidos por hidrodestilação em sistema adaptado. Para verificação da eficiência do sistema e familiarização com a técnica, cascas de laranjas foram usadas. As amostras vegetais selecionadas foram adquiridas nos municípios de Floresta-PE e Campina Grande-PB e em seguida, submetidas à extração em duplicatas e posteriormente, à CG-EM. Os potenciais antimicrobianos frente à Aeromonas hydrofilla foram avaliados por meio do método de difusão em disco em triplicata.  Resultados: Os O.E obtidos foram à CG-EM e os resultados estão sendo aguardados. Os ensaios de difusão em disco mostrou que os O.E de alecrim (Rosmarinus officinalis), cominho (Cuminum cyminum), endro (Anethum graveolens) e tomilho (Thymus vulgaris) inibiram fortemente o crescimento bacteriano com halos de inibição maiores que 15 mm, enquanto que O.E de erva-doce (Pimpinella anisum) e de laranja (citrus sp.) apresentaram menores potenciais com halos médios com 9,5±0,7 e 9,75 ±1,7mm respectivamente Considerações Finais: Finalizado o período de isolamento social, espera-se a finalização das demais etapas previstas no projeto.

Palavras-chave


química e atividade biológica de produtos naturais; atividade antimicrobiana; condimentos

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Dcheyce D’arc Souza Medeiros Silva, Guilherme Urias Menezes Novaes, Hélder de Souza Gomes, Kelly Cintra Dantas, Juliana Andreza Figuêiroa, Ana Paula Oliveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.