O USO METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

Adriana Patrícia Menezes Novaes, Ana Patrícia Vargas Borges, Deivd Andrade Porto

Resumo


Introdução: A importância de um fazer reflexivo sobre a postura didática e o papel docente no processo de ensino-aprendizagem vem sendo bastante discutida recentemente. De modo geral, metodologias ativas de ensino são aquelas que priorizam a participação dos alunos no seu próprio processo de aprendizagem. Essas metodologias vêm surgindo como forma de promover uma formação crítica e reflexiva por parte do aluno, mas também de novas posturas dos professores. Objetivo: Fazer uma análise das metodologias ativas de ensino mais referidas por publicações, considerando-se o atual cenário educacional. Materiais eMétodos: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica descritiva na qual os dados foram analisados qualitativamente. Foram selecionados trabalhos científicos publicados entre os anos de 2009 e 2019, acessando-se o Portal de Periódicos CAPES e o Google Acadêmico. As publicações atendiam aos seguintes critérios: escritas em língua portuguesa, que tenham sido utilizadas no ensino superior.  Resultados: Nos 11 artigos, identificou-se título, tipo de metodologia, autores, ano de publicação, objetivos, procedimentos ou etapas e avaliação das metodologias utilizadas. Os resultados foram analisados em duas vertentes: discussão das informações dos artigos; compilação do material sobre como trabalhar com as metodologias ativas. A análise revelou uma tendência ao alinhamento com ideias de cunho tradicional, mesmo em experiências caracterizadas como de “novas” propostas metodológicas. Considerações Finais: Priorizando certos objetivos não se cumpre aspirações propostas para os métodos ativos, o que indica pouco entendimento da sua proposta. As mudanças necessárias na educação envolvem novos conhecimentos, mas sobretudo reposicionamento de professores, alunos e dos objetivos da educação. Trabalhos futuros devem visar o ajuste entre as práticas propostas nas metodologias e o pleno potencial dos objetivos de cada uma delas.

Palavras-chave


Metodologias ativas; ensino; aprendizagem

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Adriana Patrícia Menezes Novaes, Ana Patrícia Vargas Borges, Deivd Andrade Porto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.