UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES MODELOS DE ISCAS PARA CAPTURAS DE ABELHAS NATIVAS SEM FERRÃO
Resumo
Introdução: Em relação às abelhas nativas, uma forma de se obter colônias legalmente é utilizando as iscas. Uma das técnicas utiliza uma solução de própolis e álcool em garrafas pet. Assim, para que as caixas-isca se tornem mais atrativas para as abelhas, que buscam um lugar seguro para formar ninhos (nidificar), devem-se ter cuidados para que essa técnica seja bem-sucedida. Embora seja uma técnica fácil de realizar, muitas vezes a iscagem de abelhas é dificultada pelo modelo inadequado de iscas especificas Objetivo: A pesquisa consistiu em estudar o efeito de diferentes modelos de iscas em garrafas PET na captura de colônias de abelhas por meio de iscas, bem como a posição de cada isca (vertical ou horizontal). Materiais eMétodos: A pesquisa foi realizada no IFSertão-PE Campus Ouricuri, mais precisamente na Fazenda Experimental, Meliponário Didático no Anexo, no Pradicó e no povoado do Tamboril. Semanalmente, avaliou-se a captura de abelhas nas iscas e a cada 15 dias foi reaplicado o referido extrato, já que o mesmo é volátil. Resultados: Enfatizamos que durante 11 semanas não houve captura de nenhuma espécie de abelha nativa ou até mesmo vespas, portanto, não houve efeito para modelos e nem para posição das iscas. Considerações Finais: Conclui-se que o extrato não foi atraente para as abelhas nativas, requerendo testes durante 12 meses (1 ano) e com concentrações diferentes, pois várias espécies de abelhas nativas migram em épocas diferentes e devemos testar por um tempo mais prolongado.
Palavras-chave
Abelhas Nativas; Iscagem e Modelos.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Luzivania Rodrigues da Silva, Marcelo de Lima Alves, Janaína da Silva Soares, José Higor Siqueira Rodrigues, Társio Thiago Lopes Alves
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.