TOLER NCIA AO CALOR EM OVINOS EXPOSTOS EM FEIRAS AGROPECUÁRIAS NO SERTÃO DE PERNAMBUCO

Irani Pereira da Silva, Thiciano Leão Miranda, Roberta Machado Santos, Aline Medeiros de Paula Mendes

Resumo


Introdução: As exposições agropecuárias provocam uma mudança drástica na rotina dos ovinos, provocando estresse; que pode ser potencializado por instalações inadequadas, não garantindo o mínimo de conforto térmico durante o evento, gerando perdas produtivas e econômicas. Ovinos são animais homeotérmicos, controlam sua temperatura corporal, em uma temperatura ambiente limitada, é essencial ofertar instalações que mantenham as temperaturas ambientais próximas das condições de conforto térmicos ideais. Objetivo: Avaliar a como o clima pode interagir com os animais alterando o seu conforto térmico durante o período de exposição ao ambiente de feiras agropecuárias, através da frequência respiratória e da temperatura superficial do corpo. Materiais eMétodos: Pesquisa realizada em Granito-PE, agosto de 2019. Foram avaliados 12 fêmeas ovinas, 6 da raça Dorper (PM = 62,4 Kg) e 6 da raça Santa Inês (PM = 79,49 Kg). As variáveis ambientais (temperatura do ar, umidade relativa) e fisiológicas (TMS e FR), os índices ambientais (ITU e ITGU) foram aferidos a cada hora em um período de 12 horas, durante 3 dias. Submeteram-se os dados obtidos à análise de variância e comparação de médias pelo teste de Tukey (5% de probabilidade) com auxílio do Programa SISVAR.  Resultados: No horário crítico, entre 12 e 15 horas, com médias de 29°C de Ta, 42,8% UR, ITU 78,3 e ITGU 79,8; a TMS de 33,8°C e 35,5°C, a FR de 90,9 e 51,8 mov./min para Dorper e Santa Inês, respectivamente, caracterizaram estresse ambiental variando entre o ameno e o perigoso. A raça Santa Inês se mostrou mais eficiente em manter a homeostase através da FR. A raça Dorper fez maior esforço através da FR para manter com temperatura estável. Ambas as raças recuperaram a homeostase no decorrer das horas. Considerações Finais: Os aumentos na TMS e na FR associados ao ITU e ITGU sugerem que os animais sofreram estresse térmico nos períodos mais quentes do dia, porém, sem extrapolar os limites críticos para a espécie, o que podem indicar que as raças são tolerantes ao ambiente, nas condições de feira agropecuária, sugerindo-se melhorias nas instalações, permitindo que os animais permaneçam dentro da zona de conforto térmico ideal. 

Palavras-chave


Bem-estar; conforto térmico, frequência respiratória; temperatura superficial; ovinos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Irani Pereira da Silva, Thiciano Leão Miranda, Roberta Machado Santos, Aline Medeiros de Paula Mendes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.