IDENTIDADE IMIGRANTE EM CANÇÕES: A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO BASEADA EM FRAMES

Larissa Barros Barros, Ednaldo Feijó de Souza, Rodrigo Slama Ribas

Resumo


Introdução: Na música universal, temas que vão desde o amor à exploração do trabalho se presentificam, e a identidade dos imigrantes fica de fora do escopo temático das canções. Este trabalho é uma relação entre as áreas de Língua Inglesa, uma vez que todas as canções estudadas são deste idioma, é de Língua Portuguesa, na questão da interpretação e análise de construção do sentido. 

 Objetivo: Investigar como se dá a construção de sentido das canções que trazem à luz o universo do povo imigrante Materiais eMétodos: Investigaremos canções de sucesso mundial, de grandes artistas ou bandas reconhecidas internacionalmente, que são facilmente reconhecidas pelo público. Para análise da construção de sentido, privilegiaremos o domínio conceptual básico do frame. Estes tipos frame são associados a expressões ou a itens lexicais e, ao se relacionarem com outros frames, auxiliam na construção do significado.  Resultados: Tomando como base os elementos analisados, é possível afirmar que a figura imigrante é uma figura submissa a condições sociais e de gênero Considerações Finais: O imigrante é um ser que não tem o domínio de seu próprio destino e que aguarda sempre a chegada de outra pessoa, pela indefinição tonal, que espessa toda uma ampla gama de transferências interpretativas, colaborando densa e criticamente para o pensamento recente sobre imigração no país.

Palavras-chave


Música Popular; Frame; Identidade imigrante.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Larissa Barros Barros, Ednaldo Feijó de Souza, Rodrigo Slama Ribas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.