CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO SERTANEJO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA REPRESENTAÇÃO DO HOMEM DO SERTÃO EM CORDÉIS PRODUZIDOS NO SERTÃO DO ARARIPE
Resumo
Introdução: O sujeito sertanejo permanece caracterizado de forma singular, estável e estereotipada. De norte a sul, não é difícil imaginar um sertanejo prototípico. O espaço natural no qual vive é estéril e sua atividade produtiva quase inexistente, orquestrada pela chuva sempre escassa. Todas essas características remontam uma memória histórica e afetiva sobre o sertão, que não para de se auto afirmar. Objetivo: Objetivo analisar o processo de constituição do sujeito sertanejo em cordéis produzidos na região do sertão do Araripe. Materiais eMétodos: Teórica e metodologicamente, o trabalho de análise se ancora na perspectiva da Análise do Discurso Francesa em interface com os Estudos Culturais. Como aporte teórico são utilizados os postulados de Fernandez (2007), Baracuhy (2015) e Almeida, Coelho e Silva (2016) entre outros, para definir as noções de discurso, sujeito e identidade. Por seu turno, Bauman (2010) e Silva (2003) nortearão a noção de globalização, normalização, essencialismo e desterritorialização na construção da identidade. Resultados: Em nosso corpus, a recusa dos sujeitos sertanejos a essa identidade hegemônica e evidente, especialmente pela recorrência ao recurso da desterritorialização discursiva, que nega a diferença como forma de constituição da identidade, apontando para faceta heterogênea do sujeito sertanejo como forma dissolução deste no que seria a sociedade brasileira. Considerações Finais: Como ser do mundo, o sujeito do sertão, apesar de conservar algumas características da construção hegemônica do sujeito sertanejo, em alguns cordéis analisados percebe-se a tendência pela busca de uma construção mais heterogênea desse homem nordestino.
Palavras-chave
Identidade; Sujeito sertanejo; Discurso; Cordéis;
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