CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO SERTANEJO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA REPRESENTAÇÃO DO HOMEM DO SERTÃO EM CORDÉIS PRODUZIDOS NO SERTÃO DO ARARIPE

Elias Coelho da Silva, Carlos Francisco Ferreira Nunes Filho, Rodrigo Slama Ribas

Resumo


Introdução: O sujeito sertanejo permanece caracterizado de forma singular, estável e estereotipada. De norte a sul, não é difícil imaginar um sertanejo prototípico. O espaço natural no qual vive é estéril e sua atividade produtiva quase inexistente, orquestrada pela chuva sempre escassa.  Todas essas características remontam uma memória histórica e afetiva sobre o sertão, que não para de se auto afirmar. Objetivo: Objetivo analisar o processo de constituição do sujeito sertanejo em cordéis produzidos na região do sertão do Araripe. Materiais eMétodos: Teórica e metodologicamente, o trabalho de análise se ancora na perspectiva da Análise do Discurso Francesa em interface com os Estudos Culturais. Como aporte teórico são utilizados os postulados de Fernandez (2007), Baracuhy (2015) e Almeida, Coelho e Silva (2016) entre outros, para definir as noções de discurso, sujeito e identidade. Por seu turno, Bauman (2010) e Silva (2003) nortearão a noção de globalização, normalização, essencialismo e desterritorialização na construção da identidade.  Resultados: Em nosso corpus, a recusa dos sujeitos sertanejos a essa identidade hegemônica e evidente, especialmente pela recorrência ao recurso da desterritorialização discursiva, que nega a diferença como forma de constituição da identidade, apontando para faceta heterogênea do sujeito sertanejo como forma dissolução deste no que seria a sociedade brasileira. Considerações Finais: Como ser do mundo, o sujeito do sertão, apesar de conservar algumas características da construção hegemônica do sujeito sertanejo, em alguns cordéis analisados percebe-se a tendência pela busca de uma construção mais heterogênea desse homem nordestino.

Palavras-chave


Identidade; Sujeito sertanejo; Discurso; Cordéis;

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Elias Coelho da Silva, Carlos Francisco Ferreira Nunes Filho, Rodrigo Slama Ribas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.