GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS DO LABORATÓRIO DE FÍSICO-QUÍMICA DO IF SERTÃO-PE CAMPUS SALGUEIRO- ANO II

Silbery de Moura Gomes, Andrielly de Moura Gomes, Maria Angélica Leite Bila, Maria da Conceição Martins Ribeiro

Resumo


introdução: O IF Sertão-PE campus Salgueiro possui um Laboratório de Físico-química no setor de Tecnologia em Alimentos, este atende às análises químicas e físico-químicas decorrentes do ensino, da pesquisa e da extensão. Com a aquisição de reagentes químicos e equipamentos, melhorando a infra-estrutura do laboratório, houve aumento da demanda. Verificou-se que o descarte dos resíduos gerados nos laboratórios era incorreto e inadequado. Sólidos eram descartados no lixo comum e líquidos na rede de esgoto. Objetivo: Implantar e desenvolver programa de gestão dos resíduos químicos gerados no laboratório de Físico-química do Campus Salgueiro do IF Sertão-PE. Materiais eMétodos: Foi disponibilizado no Laboratório de Físico-química, frascos de PEAD – (polietileno de alta densidade), com volume de 5 litros, para coleta dos resíduos líquidos provenientes das análises de determinação de acidez e cloretos dos alimentos. E para coleta dos resíduos sólidos, papel e luvas, disponibilizou-se uma caixa identificada para este fim. Houve controle de medições (peso e volume) de resíduos sólidos e líquidos gerados no laboratório e orientação do descarte correto em aulas práticas.  Resultados: Em seis meses foram coletados 6,9L de resíduos da determinação de acidez, pH inicial foi 12,4. Após neutralização com Ácido Acético 1%, obteve-se pH de 6,0 a 8,0. O resíduo foi descartado na rede de esgoto. Foram coletados 10L de resíduos da determinação de cloretos. Por se tratar de metais pesados, filtrou-se o resíduo e armazenou-se em frasco âmbar, o filtrado e o precipitado retido no papel, para tratamento adequado. Coletou-se 11,3Kg de resíduos sólidos, que foram descartados no lixo comum. Considerações Finais: É um grande desafio gerenciar o descarte de resíduos sólidos. Há várias dificuldades, desde a complexidade das sustâncias até aspecto cultural das pessoas. São estas dificuldades que sinalizam a necessidade de se manter o programa de gerenciamento de resíduos no laboratório de Físico-química. Ressalva-se que este trabalho é de médio a longo prazo, o programa estar em fase de implementação, necessita de melhorias para atingir as metas de redução ou eliminação do descarte incorreto de resíduos.

Palavras-chave


resíduos sólidos; PNRS; análises físico-químicas; gestão ambiental.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Silbery de Moura Gomes, Andrielly de Moura Gomes, Maria Angélica Leite Bila, Maria da Conceição Martins Ribeiro

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.