ANÁLISE DAS PROPRIEDADES ELETROSTÁTICAS DE CONDUTORES E DIELÉTRICOS COM A UTILIZAÇÃO DE UM ELETROSCÓPIO ELETRÔNICO DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE FÍSICA

Robson Bezerra da Silva, Samuel Bezerra Alves, Thiago Alves de Sá Muniz Sampaio

Resumo


Introdução: Os fenômenos eletrostáticos constituem a base para a compreensão do eletromagnetismo como um todo, visto que é nessa fase que os conceitos de carga e campo elétrico são abordados pela primeira vez. Para a explicação de tais conceitos em sala de aula, torna-se indispensável o uso da experimentação e aulas expositivas. No entanto há uma escassez de equipamentos para quantificação desses valores, visto que possuem alto custo. Partindo desse fato, Objetivo: o presente trabalho propõe o uso de um eletroscópio eletrônico com transistor de efeito de campo (JFET) para a verificação de leis e fenômenos da elestrostática de modo quantitativo e qualitativo. Materiais eMétodos: O experimento proposto consiste na utilização de esferas de aço carregadas negativamente, que ao se aproximarem da antena do eletroscópio causam uma diminuição na corrente do JFET. Projetamos assim o circuito e acoplamos um sensor ultrassônico junto ao Arduino, a fim de medir a corrente em função da distância da esfera até a antena. Assim, procurou-se entender a relação entre o potencial de um objeto carregado, sua distância em relação ao circuito e a variação da corrente detectada no JFET.  Resultados: Por meio desses estudos foi possível gerar gráficos da corrente em função da distância, obtendo um ajuste de uma curva do tipo Lorentziana. Com a análise dos gráficos da carga em função da distância, que obtiveram ajustes quadráticos, foi possível verificar indiretamente a Lei de Gauss, que nos diz que o campo elétrico de uma esfera é inversamente proporcional ao quadrado da distância. Considerações Finais: A partir desses resultados pudemos concluir que tal abordagem tem um grande potencial para a verificação de conceitos e leis relacionadas a eletrostática, além de ser mais um instrumento que pode usado pelos professores no ensino de física experimental.

Palavras-chave


eletroscópio eletrônico; ensino de eletrostática; potencial eletrostático; física experimental.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Robson Bezerra da Silva, Samuel Bezerra Alves, Thiago Alves de Sá Muniz Sampaio

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.