ANÁLISE DA SENSIBILIDADE DA EQUAÇÃO DE PENMAN-MONTEITH AOS ELEMENTOS METEOROLÓGICOS NAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO NORDESTE BRASILEIRO

Pedro Henrique Nascimento Freire, Juarez Cassiano de Lima Junior, Francisco Dirceu Duarte Arraes

Resumo


Introdução: Uma estimativa precisa e consistente da evapotranspiração de referência ETo na agricultura irrigada é necessária para o gerenciamento da água na agricultura e para o uso eficiente dos recursos hídricos. Uma análise da sensibilidade da ETo aS perturbações associadas a uma ou mais variáveis climáticas é importante para melhorar a compreensão das conexões entre as condições climáticas e a variabilidade da ETo, e entre disponibilidade de dados e a precisão de estimativa da ETo. Objetivo: Objetivo do presente projeto foi de aplicar a análise de sensibilidade ao método de Penman-Monteith e avaliar quais variáveis meteorológicas são mais sensíveis no cálculo da estimativa da evapotranspiração de referência na escala mensal para as estações localizadas no nordeste brasileiro Materiais eMétodos: Foram utilizados dados provenientes de 94 estações meteorológicas convencionais do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Os elementos climáticos utilizados foram: temperaturas máxima, mínima, média, velocidade do vento, umidade relativa do ar, insolação. O método Penman–Monteith será empregado para a estimativa da evapotranspiração de referência. A sensibilidade de ETo em cada mês para as variáveis climáticas foram analisadas em todas as estações.  Resultados: O Software para o cálculo da ETo e da sensibilidade foi desenvolvido utilizando Fortran e Visual Basic. Os resultados mostram os valores absolutos do coeficiente de sensibilidade foram maiores para a temperatura máxima, média e umidade do ar. Esses resultados indicam que esses elementos meteorológicos têm um maior peso no processo de evapotranspiração nas condições climáticas do nordeste brasileiro. Considerações Finais: Entre os parâmetros considerados na análise de sensibilidade da ETo usando Penman-Monteith, a temperatura máxima registra o maior índice de sensibilidade seguido pela temperatura média e umidade do ar para o nordeste brasileiro. O índice de sensibilidade calculado para a velocidade do vento e da insolação não são tão significativos em comparação com o índice de sensibilidade da temperatura e da umidade do ar.  



Palavras-chave


evapotranspiração; agrometeorologia; semiárido

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Pedro Henrique Nascimento Freire, Juarez Cassiano de Lima Junior, Francisco Dirceu Duarte Arraes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.