OPENPHOTOMETER: FOTÔMETRO LED PORTÁTIL PARA ANÁLISES DE ÁGUAS

Gabriel Oliveira Parente, Cíntia Luiza Mascarenhas de Souza Albuquerque, Pedro Lemos de Almeida Júnior

Resumo


Introdução: Fotômetros e espectrofotômetros são equipamento de análise química que se baseiam na interação entre a radiação eletromagnética e a matéria. A presença de uma substância absorvente em uma amostra permite sua quantificação a partir da quantidade de radiação absorvida pelo meio, conforme a lei de Lambert Beer. Equipamentos desse tipo são fundamentais para análises químicas qualitativas, quantitativas e para a elucidação da estrutura de compostos moleculares, orgânicos e inorgânicos. Objetivo: Desenvolvimento e validação de um Fotômetro LED portátil, de baixo custo de montagem e manutenção, para análise de amostras aquosas. Materiais eMétodos: Para o desenvolvimento do fotômetro, denominado OpenPhotometer, foi utilizado um Arduino Nano, tela oLED de 0,96 polegadas, módulo Bluetooth®, sensor do tipo CCD (dispositivo de carga acoplada), LED tricolor, bateria recarregável de 3,6V, módulo para recarga da bateria, além de resistores e botões. As partes mecânicas foram impressas utilizando impressora 3D. Além disso, foi desenvolvido um aplicativo para a Android® responsável pela interface com o usuário e tratamento dos dados das análises.  Resultados: O fotômetro proposto foi caracterizado frente a um equipamento comercial na análise da absorbância de diferentes soluções de Fe2+, com concentrações na faixa de 1 a 5 mg/L, utilizando orto-fenantrolina como reagente colorimétrico. A análise estatística dos dados obtidos empregando o OpenPhotometer resulta em um coeficiente de correlação linear de 0,99976 e um limite de detecção de 0,06527 mg/L para Fe2+, contra 0,99680 e 0,03411 mg/L obtidos utilizando um espectrofotômetro comercial. Considerações Finais: Foi desenvolvido e validado um fotômetro de absorção molecular na região do visível. Caracterizado por ser de portátil, compacto, de simples operação e baixo custo. Comparado a um espectrofotômetro comercial, apresentou resultados estatisticamente semelhantes em termos de exatidão e linearidade de resposta, apesar da sensibilidade e precisão se mostrarem inferiores. Considerando suas características e potencial analítico, o OpenPhotometer apresenta-se como alternativa para análises fotométricas.

Palavras-chave


Fotômetro LED, Arduino, Análises de Águas, open-source

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Gabriel Oliveira Parente, Cíntia Luiza Mascarenhas de Souza Albuquerque, Pedro Lemos de Almeida Júnior

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.