EVOLUÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA EM SEU PRIMEIRO ANO DE ESTUDO

Gercivania Gomes da Silva, Rosicleide Maria da Silva Ribeiro, Adriana de Carvalho Figueiredo Rodrigues, Maria Das dores de Souza Santos, Sandra Regina da Silva Galvão, Neimax Santos Santana

Resumo


Introdução: O fracasso escolar tem se tornado uma realidade nas turmas ingressantes do IF Sertão- PE. Diante de tal fato, tornam-se necessários estudos que busquem iniciar uma discussão sobre essa temática, além de buscar conhecer quais são os agentes responsáveis por esse fracasso. Deste modo, buscou-se, por meio de dados obtidos no sistema acadêmico de gestão educacional e de conversas com servidores, gerar gráficos que pudessem auxiliar na visualização e acompanhamento da evolução dos discentes. Objetivo: Analisar o desempenho das turmas ingressantes no curso Médio Integrado de Agropecuária do campus Salgueiro, fazendo uma relação entre o nível destes quando entram no curso e ao finalizarem o primeiro ano; Identificar as variáveis que impactam no rendimento escolar dos alunos em seu primeiro ano de estudo; Propor intervenções que auxiliem no avanço do desenvolvimento de aprendizagens efetivas e significativas. Materiais eMétodos: Leitura de documentos depositados na Secretaria de Controle Acadêmico, no Núcleo de Ações Pedagógicas e no DE do campus; Coleta de dados (notas dos alunos) de sete turmas, essas ingressantes entre os anos de 2011 a 2017; entrevistas com técnicos administrativos da equipe pedagógica que atuaram ao longo dos anos em questão; aplicação de formulário para os professores que aturam no campus Salgueiro entre os anos de 2011 a 2017; aplicação de questionário com os alunos os quais foram o público-alvo.  Resultados: Em anos de paralisações como greves, as notas dos alunos apresentam quedas consideráveis e a implantação de planos de ações institucionais voltados a reverter o fracasso escolar traz resultados satisfatórios no aumento das notas. Os alunos estão satisfeitos com a qualificação do professor, porém sentem a necessidade de espaços físicos específicos para o curso. Opinião preponderante entre a maioria dos docentes. A má alimentação dos alunos é um fator que influencia no fracasso escolar destes. Considerações Finais: Não existem repostas prontas para solucionarmos todos os problemas encontrados, mas percebemos que os fatores negativos causados por questões sociais/administrativas são reflexos de certas disjunções, sejam elas abrangentes a setores ou especificamente a profissionais, quando na verdade teriam um melhor desempenho de maneira adjunta, com todos tendo o a formação do estudante como cidadão e profissional qualificado, como objetivo principal.

Palavras-chave


Evolução da aprendizagem; Ensino Integrado; Fracasso Escolar.

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