ENSINO DE MÚSICA NAS ESCOLAS DE SENHOR DO BONFIM: RESULTADO DE UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE, ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASO

Moacir Emanuel Silva Moreira, Adelson Aparecido Scotti

Resumo


Introdução: Após a aprovação da Lei nº 11.769/08, que incluiu a música como conteúdo obrigatório nas escolas brasileiras, o ensino de música passa a ganhar força dentro o contexto escolar. Por outro lado, com promulgação da Lei 13.278/2016, o ensino de arte (artes visuais, dança, música e teatro), passa a ser componente curricular obrigatório na educação básica. Diante disso, professores de diversas formações vem atuando no ensino da Música na Educação Básica, promovendo esvaziamento dos conteúdos musicais. Objetivo: O Presente projeto tem como objetivo geral analisar a formação profissional dos professores das escolas de educação básica da cidade de Senhor do Bonfim que ministram aulas música. Os objetivos específicos: identificar o perfil dos professores que ministram música na escola; descrever de que forma a música é trabalhada no contexto escolar; definir o conteúdo musical trabalhado na escola; realizar um mapeamento das escolas de educação básica que possuem música no currículo escolar. Materiais eMétodos: Inicialmente foi feita leitura da bibliográfica dos principais autores sobre a temática e mapeamento das escolas da cidade de Senhor do Bonfim-BA que possuíam aulas de música. Para a fundamentação da pesquisa, a abordagem metodológica escolhida foi qualitativa e a estratégia a ser seguida foi o estudo de casos múltiplos, tendo como sujeitos da pesquisa os professores das escolas de educação básica que ministram aulas de música.  Resultados: De acordo com os dados levantados, a cidade de Senhor do Bonfim possui 59 escolas municipais, sendo que 22 se encontram na sede e 37 na zona rural, e ainda 6 estaduais. Foi identificado que nenhuma escola possui ensino de música na grade curricular ou como conteúdo a ser ensinado. Assim, não foi possível alcança os objetivos propostos da pesquisa. Entretanto, através de dados colhidos da Secretaria de Educação, três escolas possuem atividades extracurriculares voltadas para a área da Música. Considerações Finais: A pesquisa apontou que ensino de música vem sendo negligenciado na cidade de Senhor do Bonfim-BA e não aparece na grade curricular e nem como conteúdo escolar. A partir desse estudo, é possível perceber que o ensino de música no contexto escolar, mesmo com várias conquistar através de leis, ainda não se concretizou. É preciso que os professores reflitam e busquem formas de inseri-la de maneira efetiva no contexto escolar, assim como determina a lei, revertendo o atual cenário da educação.

Palavras-chave


Pesquisa em Música; Educação Musical; Música na Educação Básica; Formação do Professor de Música; Estudo de casos múltiplos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Moacir Emanuel Silva Moreira, Adelson Aparecido Scotti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.