DETERMINAÇÃO DO COMPOSTO FENÓLICO E DO POTENCIAL ANTIOXIDANTE DO EXTRATO DA CASCA DE MELANCIA DA REGIÃO SUBMÉDIO DO VALE DO SÃO FRANCISCO APLICANDO DIFERENTES TÉCNICAS DE EXTRAÇÃO

Milena da Rocha Gomes, Marcelo Eduardo Alves Olinda de Souza

Resumo


Introdução: A melancia (Citrullus lanatus) tem elevada capacidade antioxidante natural, devido à presença de compostos fenólicos. Por outro lado, suas cascas são consideradas como resíduos e na sua maioria são descartadas, embora possuam nutrientes relevantes quando comparados a polpa, assim, o aproveitamento integral de alimentos, que tem se tornado uma prática adotada, visa trazer benefícios econômicos (renda) através de subprodutos e benefícios ecológicos, por realizar uma destinação correta das cascas Objetivo: Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo o aproveitamento da casca da melancia do Submédio do Vale do São Francisco para a obtenção de óleo ou extratos e determinação da atividade antioxidante e potencial fenólico. Materiais eMétodos: A obtenção de óleo ou extratos foi realizada por meio do emprego de técnicas de extração a baixa pressão como o sistema Soxhlet, maceração e extração assistida por ultrassom, utilizando os solventes orgânicos etanol e hexano que possuem diferentes polaridades. Para obtenção do teor de fenólicos totais usou-se o método de Folin-Cioucalteau (2,2’-azino-bis, e para atividade antioxidante foram usados os radicais ABTS (ácido 3-etilbenzotiazolino-6-sulfónico)) e DPPH (2,2-difenil-1-picrilhidrazila).  Resultados: Após as extrações foi avaliado o rendimento dos extratos, onde o método que obteve melhor resultado foi o Soxhet aliado ao solvente hexano com 24,18%. Para o teor de fenólicos totais (TFT) destacou-se a técnica de maceração junto ao etanol com 3487,75 mg EAG /g. Para atividade antioxidante (AA), os melhores resultados por ABTS foi de 7,24256 mMTrolx/L pelo método de maceração com etanol, e no radical DPPH utilizando o Soxhlet com o mesmo solvente foi de 6,49952 mMTrolx/L. Considerações Finais: Conclui-se que a técnica de extração por maceração juntamente com o solvente etanol apresentou maior eficiência para a extração de constituintes antioxidantes e compostos fenólicos da amostra, segundo as análises ABTS e TFT, respectivamente. Os valores obtidos indicam alto potencial de fenólicos totais e de moderada a fraca capacidade antioxidante no extrato da casca da melancia. Porém é necessário posterior estudo, por conta da carência literária sobre a carcterização da casca da melancia.

Palavras-chave


Fruta; Desperdício; Métodos ABTS e DPPH.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Milena da Rocha Gomes, Marcelo Eduardo Alves Olinda de Souza

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.