CARACTERIZAÇÃO TAFONÔMICA E INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS ENCONTRADAS EM OSSOS DE MAMÍFEROS DA COLEÇÃO OSTEOLÓGICA DO IF SERTÃO PE.

Caio Henrique Macedo dos Santos, André Vieira de Araújo

Resumo


Introdução: Alterações ósseas observadas em fósseis podem ser geradas (post mortem) ou através de processos patológicos (ante mortem), alterações originadas antes de processos de fossilização podem conter informações importantes quanto ao comportamento e interações tróficas dos organismos. Atualmente há um grande número de ossos de mamíferos depositadas na coleção osteológica do LIFE Campus petrolina que podem ser analisado em busca dessas feições patológicas. Objetivo: Descrever as marcas encontradas em um osso de mamífero depositado na coleção osteológica do IF sertão - Campus Petrolina Materiais eMétodos: Os ossos da coleção que serão utilizados no presente estudo passarão por um processo de lavagem com água corrente para retirada de sedimentos. Em seguida serão identificados do ponto de vista anatômico e taxonômico para posterior caracterização das feições deixadas por predadores/carniceiros. Para identificar as feições serão comparadas com aquelas representadas na literatura especializada.  Resultados: Descrevemos feições ósseas relacionadas a processos infeciosos e marcas de predação em ossos de Tamanduá bandeira (Myrmecophaga tridactyla).As observações foram feitas em um úmero esquerdo, a principal feição observada foi uma abertura circular de 1cm de diâmetro, esse tipo de lesão é característica de processos infecciosos como a osteomeolite. Outras feições observadas foram erosão e puncturas que constituem marcas de animais carnívoros ou carniceiros. Considerações Finais: Essas observações são preliminares e futuras avaliações com técnicas microscópicas e radiográficas podem fornecer mais informações sobre os aspectos ecológicos da relação presa x predadores entre mamíferos quaternários.

Palavras-chave


Paleopatologia; Tafonômia; Coleção osteológica

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Caio Henrique Macedo dos Santos, André Vieira de Araújo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.