ESTUDO DA ESTABILIDADE MICROBIOLÓGICA DE ESTAFILOCOCOS COAGULASE POSITIVA EM LINGUIÇA FRESCAL REFRIGERADA ATRAVÉS DO USO DE UM CONSERVANTE NATURAL A BASE DE ÓLEOS ESSENCIAIS.

Jessé de Almeida Nascimento, Aurianna Coelho Barros, Juliana Cantalino dos Santos

Resumo


Introdução: As linguiças apresentam-se como excelentes substratos para o desenvolvimento de microrganismos. Uma das formas de se controlar a multiplicação desses microrganismos é com o uso de conservantes químicos. Porém o uso de antimicrobianos de origem natural é uma alternativa eficaz e econômica, porque são obtidos a partir de plantas aromáticas e de especiarias que são ricas em óleos essenciais caracterizados por uma notável atividade antimicrobiana. Objetivo: Esta pesquisa teve o objetivo avaliar o efeito antimicrobiano de um composto de óleos essenciais sobre cepas de Estafilococos coagulase positiva durante o armazenamento em linguiça frescal refrigerada. Materiais eMétodos: Foram testados microrganismos S. coagulase positiva ATTC. Foi feito a replicação bacteriana em meio de cultura PCA das culturas Staphylococcus aureus 25923 (SA), Staphylococcus aureus 33591 (SA) e Escherichia coli. O Teste de susceptibilidade in vitro, a atividade antibacteriana dos óleos essenciais será testada através da técnica de difusão de disco de acordo com a recomendação da “National Committee for Clinical Laboratory Standard” (NCCLS, 2000).  Resultados: Técnica de Difusão de Disco Após o tempo de incubação foi observado que houve a formação dos halos de inibição somente nas placas com o óleo essencial de orégano. É possível que as placas com o alho possam não ter dado certo, devido ao óleo não está isolado. Os resultados foram positivos para o orégano, capim limão e cravo; mas o alho não conseguiu inibir o crescimento. A CIM que teve resultados satisfatórios foi de 25μl. Já na linguiça não houve inibição do crescimento. Considerações Finais: O estudo revela que o óleo essencial de cravo, quando adicionado na linguiça, causa uma inibição inicial na fase latência em todas as cepas estudas na linguiça. Entretanto, após o período de conservação das linguiças, as células sobreviventes, se adaptam ao meio inibidor. Para garantir uma diminuição na fase exponencial, teria que aumentar as concentrações dos óleos essenciais e isso poderia afetar diretamente nas características sensoriais do produto.

Palavras-chave


Antimicrobianos; óleo essencial; linguiça.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Jessé de Almeida Nascimento, Aurianna Coelho Barros, Juliana Cantalino dos Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.