CRESCENDO E EMPREENDENDO: PROGRAMA DE ESTÍMULO AO EMPREENDEDORISMO JOVEM NO IF SERTÃO-PE

Renata Marques de Menezes Mota, Gislane Rocha de Siqueira Gava, Sarah Tarsila Vasconcelos Santos, Katia Victoria da Silva Santos, Alessandra Sousa Cordeiro de Sá, Luciana Cavalcanti de Azevedo

Resumo


Introdução: As ações de empreendedorismo têm sido cada vez mais intensificadas nas instituições de ensino e pesquisa em todo o país. Diante deste cenário, o IF Sertão-PE institucionalizou o PAEmpI – Programa de Apoio ao Empreendedorismo Inovador, que tem proporcionado oportunidades para que servidores e discentes possam desenvolver ideias inovadoras e habilidades empreendedoras. Uma das ações desenvolvidas em 2019, foi a implementação do Programa Crescendo e Empreendendo, em parceria com o SEBRAE PE. Objetivo: O objetivo da oferta do Programa Crescendo e Empreendendo foi consolidar os conceitos de empreendedorismo inovador entre os alunos de cursos de nível médio/técnico da instituição, realizando diagnóstico pré e pós-capacitação, para avaliação dos conceitos pré-existentes e adquiridos após o treinamento. Materiais eMétodos: O Programa foi conduzido pelo SEBRAE-PE, que disponibilizou instrutores e material. A equipe do NIT/ISA do IF SERTÃO-PE foi responsável pela logística de inscrições, infraestrutura e aplicação de dois questionários estruturados. O conteúdo abordado trazia temas atuais e a dinâmica envolvia jogos e desafios que incitassem os alunos a interagirem e buscarem soluções para as problemáticas propostas. Foram formadas 21 turmas, totalizando 601 participantes, 74% deles responderam à pesquisa.  Resultados: No Q1, aplicado antes de iniciar as atividades, as perguntas eram relacionadas com a importância e frequência do tema na rotina escolar. Identificamos que 83,71% dos respondentes já ouviram falar no tema. No entanto, 88,23% afirmaram ainda não conseguir definir “empreendedorismo”. No Q2, aplicado depois, é possível perceber uma mudança, pois 97% afirmou que já conseguia definir “empreendedorismo”, 88,7% estavam motivados a empreender; 80,5% se consideraram aptos para o mundo do trabalho. Considerações Finais: O principal resultado da pesquisa foi perceber que 95,25% dos alunos concordaram que o curso trouxe valor para sua vida profissional e se mostraram motivados a desenvolver o comportamento empreendedor em sua carreira, inclusive já dando os primeiros passos em alguns negócios.

Palavras-chave


Empreendedorismo; Inovação; Tecnologia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Renata Marques de Menezes Mota, Gislane Rocha de Siqueira Gava, Sarah Tarsila Vasconcelos Santos, Katia Victoria da Silva Santos, Alessandra Sousa Cordeiro de Sá, Luciana Cavalcanti de Azevedo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.