KC DUAL E TENSIOMETRIA NO MANEJO DA IRRIGAÇÃO DO FEIJÃO-CAUPI "BRS PUJANTE"

Edjane Gomes Rodrigues, José Sebastião Costa de Sousa, Caio Leandro Gomes, Thiago de Sousa Borges

Resumo


Introdução: O feijão constitui relevante papel na dieta alimentar do brasileiro (AZEVEDO et al., 2015; GOMES et al., 2017). explorando principalmente os gêneros, Phaseolus vulgaris L., conhecido popularmente como feijão-comum, e o Vigna unguiculata L. vulgarmente chamado de feijão-caupi, (SOUZA et al., 2016). Objetivo: Objetivou-se, portanto, Avaliar os manejos de irrigação climatológicos (com kc único e dual) e edáficos no cultivo do feijão caupi cultivar BRS Pujante. Materiais eMétodos: O experimento vem sendo conduzido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF Sertão-PE, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina-PE, latitude 09º23'55" Sul e longitude 40º30'03" Oeste, altitude média de 420 m. A área experimental tem 50 m² de solo Argissolo Amarelo.O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados com sete tratamentos e cinco repetições (blocos), totalizando 35 parcelas experimentais.  Resultados: Apresentou produtividade baixa, em média para o tratamento de kc único foi de 0,53 t ha-1 e para o tratamento de kc dual foi de 0,59 t ha-1, em comparação com outros experimentos realizados na mesma região em que este experimento foi conduzido, a produtividade foi insastifatória. O feijoeiro é classificado como planta sensível, tanto à deficiência hídrica quanto ao excesso de água no solo, porém não houve estresse hídrico por falta de água para expressa-se esta baixa produtividade. Considerações Finais: O experimento apresentou baixa produtividade em ambos tratamentos, porém para conduzir o cultivo de feijoeiro é indicado o kc dual, pois incorre melhor percepção das frações de água utilizadas pela a cultura e com isso se aproximar do manejo de irrigação ideal.

Palavras-chave


Vigna unguiculata L.; feijão de corda; tensão limite; balanço hídrico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Edjane Gomes Rodrigues, José Sebastião Costa de Sousa, Caio Leandro Gomes, Thiago de Sousa Borges

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.