APLICATIVO MOBILE DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS COM FUNDAMENTOS NA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM

Felipe Omena Marques Alves, Ana Flávia Resende Oliveira Honório

Resumo


Introdução: Este projeto visa construir um aplicativo mobile que incorpora de forma nativa conceitos da Teoria de Resposta ao Item com questões do ENEM a serem resolvidas pelos alunos. O principal objetivo deste projeto, é criar uma estratégia de obtenção e testes de conhecimentos de maneira apropriada ao ENEM. De forma geral, os alunos poderão escolher questões de acordo com os assuntos desejados e acompanhar através das estatísticas do aplicativo, seu desempenho de acordo com as matérias. 

 Objetivo: - Geral: Implementar um aplicativo mobile para avaliação dos conhecimentos dos alunos com Fundamentos na Teoria de Resposta ao Item e com detecção dos assuntos mais carentes. Específico(s): Definir a arquitetura do mecanismo de detecção de carências dos alunos; Coletar questões do ENEM dos últimos anos a serem disponibilizados no app; Implementar o aplicativo; Realizar um estudo de caso, coleta e análise dos resultados. Materiais eMétodos: Codificação de aplicativo mobile em Android, utizando metodologia agil de desenvolvimento, testes e validação. Pesquisa qualitativa e quantitativa quanto a utilização do aplicativo.  Resultados: Foram realizadas: (i) os prototipos de telas do aplicativo; (ii) a codificação em android; (iii) os testes funcionais, de instalação e de usabilidade; (iv) criação do conteudo. Considerações Finais: O aplicativo está pronto para utilização e coletas de resultados. As imagens e graficos dos resutlados serão apresentadas na apresentação juntamente com os trabalhos futuros a serem realizados.

Palavras-chave


Aplicativo, Avaliação de Conhecimentos, TRI.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Felipe Omena Marques Alves, Ana Flávia Resende Oliveira Honório

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.