INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NA ESCOLA: PERSPECTIVAS COM A COMPREENSÃO DA INTELIGÊNCIA MUSICAL

Maria Clara de Sousa Tavares, Ester Beatriz Santos Sampaio

Resumo


Introdução: O trabalho é resultado de um projeto de pesquisa que investigou habilidades, afinidades e a relação com a música entre estudantes nas escolas, a partir da teoria das inteligências múltiplas, buscando um detalhamento acerca de como se configura a inteligência musical entre esses estudantes. Objetivo: Teve como objetivo realizar estudos de iniciação científica, e pesquisa de campo para identificar variedades de tipos de inteligências presentes entre estudantes, além de como esses estudantes reconhecem a própria inteligência musical Materiais eMétodos: A metodologia foi realizar estudos e debates acerca das diversas inteligências, a compreensão da inteligência musical na escola, e aplicar questionário para identificar tipos de inteligência dos estudantes, quantificando os tipos inteligências mais presentes nas respostas, especialmente a musical, e cruzando alguns dados para detalhamentos posteriores.  Resultados: Como principais resultados tivemos 421 questionários respondidos, aplicados em três escolas do município, e os dados mostraram a confirmação da relevância das vivências musicais para grande parte dos jovens pesquisados, além de uma variedade nas afinidades com habilidades diversas, o que sugere uma variedade de inteligências entre os estudantes, com algumas prevalescências. Considerações Finais: O projeto foi renovado e estamos podendo dar continuidade à análise, de forma a ampliar os resultados e contribuir ainda mais com o conhecimento e o desenvolvimento das habilidades dos estudantes.

Palavras-chave


Educação, Educação Musical, Inteligências Múltiplas, Inteligência Musical, Pesquisa Quantitativa em Educação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Maria Clara de Sousa Tavares, Ester Beatriz Santos Sampaio

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.