REPRESENTAÇÕES DE MULHERES NEGRAS NOS ROMANCES DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS RELAÇÕES RAÇA/COR E GÊNERO

Sophia Telino Gomes, Mariana Nunes Cabral, Cícero Muniz Brito

Resumo


Introdução: Esta pesquisa teve como objeto as representações das personagens femininas negras nos romances ficcionais de Chimamanda Ngozi Adichie. Objetivo: Tivemos como objetivo compreender a construção das representações do feminino nas personagens que são protagonistas. Especificamente, nos propomos a 1) investigar a influência das relações raciais na caracterização dessas personagens; 2) analisar a relação entre “raça/cor” e “gênero” no deslindar das personagens escolhidas; e 3) identificar os preconceitos e discriminações que denotam a condição de ser “mulher negra” nas narrativas estudadas. Materiais eMétodos: Utilizamos como procedimentos metodológicos a abordagem qualitativa (análise documental) das obras ficcionais “Hibisco Roxo” e “Americanah”. Estas foram escolhidas como pontos representativos da produção literária da autora até então, já que são o primeiro e último romances publicados.  Resultados: Como resultado encontramos uma relação entre autora-obras-realidade social nas construções das representações estudadas, que expressa as formas como as relações raciais e de gênero constituem tipos de mulheres negras umbilicalmente ligadas a certas realidades: Kamibili, jovem nigeriana inserida em relações familiares tradicionais e patriarcais, sofre com o machismo e a violência doméstica; e Ifemelu, mulher nigeriana e imigrante nos EUA para estudo e trabalho, atura racismo, xenofobia e sexismo. Considerações Finais: Por fim, conclui-se que as representações estudadas permitem visualizar a representação de uma “ordem de gênero” que hierarquiza as figuras femininas, mas permite a identificação de um gradiente dos papeis de gênero (Kambili obediente e submissa; Ifemelu ousada e transgressora) e de suas performances – que vão do “padrão histórico” ao confronto desse padrão.

Palavras-chave


Representações; Feminino; Gênero; Raça.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Sophia Telino Gomes, Mariana Nunes Cabral, Cícero Muniz Brito

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.