REVESTIMENTO COMESTÍVEL A BASE ALBUMINA ADICIONADO DE EXTRATO DE PRÓPOLIS E SEUS EFEITOS NA CONSERVAÇÃO DE CARNE BOVINA REFRIGERADA

Gabriela Ayala da Silva, Cristiane Ayala de Oliveira, Rodrigo de Araújo Soares

Resumo


Introdução: A busca por carne e produtos cárneos que apresentem uma vida útil prolongada é interessante, visto que afeta diretamente fatores econômicos  bem como em virtude das mudanças do perfil do consumidor que ultimamente têm se tornado muito mais exigente e seletivo. Uma vida útil estendida, permite que mercados mais distantes sejam atendidos, visto que aumenta-se o intervalo de tempo entre a produção e distribuição, além de reduzir perdas econômicas e compensar as flutuações da demanda. Objetivo: Objetivou-se neste estudo desenvolver um revestimento biopolimérico a base de albumina de ovo adicionado de extrato de própolis para ser utilizado em carne bovina refrigerada.  Materiais eMétodos: Por meio da aplicação de um Delineamento composto central rotacional (DCCR) foram estudadas combinações de glicerol e própolis em uma concentração fixa de albumina, a fim de obter um filme com baixa permeabilidade ao vapor e alta inibição as reações de oxidação e rancificação. Os revestimentos foram aplicados na forma de revestimento em carne bovina in natura, e foram durante 30 dias avaliados quanto: o índice de TBARS; pH a perda de peso e cor objetiva dos bifes de carne bovina envoltos pelos revestimentos comestíveis. Os fatores quantitativos foram avaliados por meio de análise de variância (ANOVA) utilizando para comparação de média o teste de Tukey e adotando-se o nível de 5% de probabilidade. Resultados: A partir deste experimento, foi possível verificar que o experimento contendo glicerol em 0,39% e 1,25% de extrato de própolis para produção dos filmes.  Os modelos estatísticos utilizados também foram significativos (p<0,05) para TBARS; pH a perda de peso e cor objetiva. Considerações Finais: Conclui-se que a utilização de revestimentos comestíveis à base de albumina e extrato de própolis pode ser uma alternativa interessante para a conservação de carne bovina refrigerada.



Palavras-chave


Vida útil; Segurança alimentar; Qualidade da Carne

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Gabriela Ayala da Silva, Cristiane Ayala de Oliveira, Rodrigo de Araújo Soares

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.