FERRAMENTA ON-LINE PARA OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS DE ACORDOS E CONTRATOS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

Tauan Almeida Feitosa, Philip Ramon de Araújo Santos, Leonardo Corsino Campello, Josilene Almeida Brito

Resumo


Introdução: O processo da transferência de tecnologia (TT), algumas vezes, pode se tornar burocrático. O software desenvolvido neste projeto buscou elucidar algumas nuances ou termos jurídicos específicos de contratos ou convênios de TT, tais como: cláusulas e métodos de análise documental. Dessa forma, utilizar-se de recursos tecnológicos para o auxílio da elaboração, análise e correção de vícios contratuais tem se mostrado uma alternativa mais eficaz na produção desses documentos. Objetivo: Implementar uma ferramenta on-line de apoio na elaboração de acordos/contratos entre ICT–ICT e ICT-Empresa, visando um controle e otimização dos processos burocráticos. Materiais eMétodos: Quanto ao método utilizado, segue as orientações de design de interação visando uma produção de software mais interativo com usuário e eficaz. As etapas para produção do software constitui em: estabelecer requisitos; design de alternativas; construir uma versão interativa e; avaliar o produto final.  Resultados: A pesquisa resultou no desenvolvimento do software como produto final, onde o mesmo será divulgado online em eventos institucionais. Foi desenvolvido testes de usabilidade junto à equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da instituição, através dos quais obteve-se aprovação pela maior parcela dos participantes. Considerações Finais: Conclui-se que todos os objetivos traçados foram alcançados, trazendo celeridade na elaboração dos contratos de TT. O projeto colaborou para o crescimento pessoal e profissional da equipe, além de ter sido gratificante trabalhar com pessoas excepcionais. Devido o tempo disponível para trabalhar no desenvolvimento da ferramenta, em versões futuras sugere-se que sejam feitos um redesign da interface, implementações para outros tipos de contratos e melhorias na usabilidade da criação dos contratos.

Palavras-chave


Tecnologia; Software; Contratos; Termos jurídicos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Tauan Almeida Feitosa, Philip Ramon de Araújo Santos, Leonardo Corsino Campello, Josilene Almeida Brito

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.