Prática de ensino coletivo de clarinetes para iniciantes: um relato de experiência no IF Sertão – PE

Alan Felipe de Lima Silva, Rosália da Conceição, Ozenir Luciano

Resumo


Introdução: O resumo relata a experiência sobre o ensino coletivo de clarinetas realizado por estudantes do curso de Licenciatura em Música do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, através do programa institucional de iniciação à docência. Objetivo: O objetivo era desenvolver aulas a partir de um questionário realizado através de perguntas feitas para os alunos no primeiro encontro, tais como: Quais as suas pretensões com a música? Quais seus interesses com o clarinete? Tem alguém da família que toca algum instrumento? Já estudou música ou algum instrumento antes? Materiais eMétodos: A metodologia utilizada foi desenvolvida em formato de aulas coletivas, apresentam fragmentos de experiências anteriores e posteriores tecidas durante a atuação como professores de clarineta na escola em questão entre 2018 e 2020.  Resultados: Os resultados revelaram a pretensão dos alunos e dos seus objetivos para com as aulas de instrumento, o que contribuiu no encaminhamento do planejamento buscando atender os interesses dos mesmos diante das questões apresentadas. O trabalho em grupo trouxe oportunidades para o aluno desenvolver habilidades sociais importantes para melhoria da sua qualidade de vida e conhecimento musical. Considerações Finais: Cada obstáculo vencido durante as aulas serviram de motivação a mais para ambos. Ver a força de vontade de seguir nessa jornada rumo ao aperfeiçoamento no instrumento, mostrou o quanto temos a aprender sempre, a soma das vivências e conhecimentos. O projeto buscou aperfeiçoar aquilo que o aluno tinha de melhor a oferecer no seu processo de aprendizagem, proporcionando momentos de apreciação, desenvolvimento musical.

Palavras-chave


Clarinete; Processo de Aprendizagem; Musicalização; Instrumento; Desenvolver.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Alan Felipe de Lima Silva, Rosália da Conceição, Ozenir Luciano

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.