PRODUÇÃO DE BIODIESEL COMO PROPOSTA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE QUÍMICA
Resumo
Introdução: Considerando que a inserção da contextualização no ensino de Química estimula os estudantes a refletirem sobre a realidade, o desenvolvimento deste trabalho foi norteado pela seguinte questão-problema: como é possível introduzir a temática biodiesel no ensino de Química de forma a auxiliar a aprendizagem? Objetivo: Desenvolver uma abordagem pedagógica contextualizada no ensino de Química, utilizando o tema biodiesel para a exploração de conceitos químicos e o estudo dos contextos envolvidos. Materiais eMétodos: o projeto trabalhou com 30 alunos de 1º e 2º anos da EREM Clementino Coelho, com faixa de 14 a 16 anos. Procedeu-se numa perspectiva qualitativa na seguinte sequência: (1) elaboração de questões prévias acerca do tema gerador, (2) produção de mapas conceituais sobre o biodiesel no Brasil, (3) produção de biodiesel, (4) abordagem dos conteúdos de Química envolvidos na produção de biodiesel, (5) produção de mapas conceituais nos conteúdos trabalhados e (6) aplicação de questionário . Resultados: Evidenciou-se que a proposta pedagógica permitiu discutir, contextualmente aos conteúdos da disciplina de Química, tais como reação de transesterificação, catálise, misturas, separação de misturas e densidade, aspectos referentes aos contextos ambiental, social e econômico relacionados ao biodiesel como promissora fonte de energia. Considerações Finais: Desse modo, a metodologia utilizada mostrou-se eficaz, permitindo construir a aprendizagem de maneira interligada a vários contextos sociocientíficos.
Palavras-chave
Ensino de Química; Contextualização; Biodiesel.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Lucas Ribeiro Coelho, Luana Herculano de Carvalho, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha, Anderson de Oliveira Santos, Kamilla Barreto Silveira
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.