Aqui tem Química?

Mariana de Souza Santos, Anderson de Oliveira Santos, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha, Kamilla Barreto Silveira

Resumo


Introdução: A química pode ser definida como a ciência que estuda a natureza da matéria, suas propriedades e transformações. Ela está presente em no nosso dia a dia, em tudo o que nos cerca, e em todos os seres vivos. Objetivo: Saber que a química da sala de aula está totalmente inserida na vida. Materiais eMétodos: Verificação da relação do cotidiano com a ciência: (1) estudo dirigido com a Bíblia; (2) reprodução do experimento da Teoria do Flogisto; (3) funcionamento Pilha de Daniel; (4) demonstração da disseminação de vírus com mistura de soluções ácidas e básicas na presença de indicador; (5) constatação qualitativa da concentração de vitamina C em amostras de sucos naturais, utilizando Iodo; (6) ação dos antiácidos no organismo, utilizando o Foguete Químico; (7) explanação sobre a Química do Amor.  Resultados: Os alunos tiveram participação efetiva no desenvolvimento das atividades. Apresentaram argumentos e empolgação durante as rodas de conversa promovidas no início e ao final da descrição metodológica. Conforme foi sendo esclarecida a presença da química em coisas rotineiras, conseguiram constatar que a química é uma disciplina entendível e prazerosa de ser estudada. Considerações Finais: A execução do projeto comprovou que a utilização de metodologias de contextualização instiga o conhecimento dos alunos. E que com isso, poderia entender a química de forma mais palpável e desmistificar o abstracionismo dela.

Palavras-chave


Ensino; Contextualização; Aprendizagem significativa.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Mariana de Souza Santos, Anderson de Oliveira Santos, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha, Kamilla Barreto Silveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.