Aqui tem Química?
Resumo
Introdução: A química pode ser definida como a ciência que estuda a natureza da matéria, suas propriedades e transformações. Ela está presente em no nosso dia a dia, em tudo o que nos cerca, e em todos os seres vivos. Objetivo: Saber que a química da sala de aula está totalmente inserida na vida. Materiais eMétodos: Verificação da relação do cotidiano com a ciência: (1) estudo dirigido com a Bíblia; (2) reprodução do experimento da Teoria do Flogisto; (3) funcionamento Pilha de Daniel; (4) demonstração da disseminação de vírus com mistura de soluções ácidas e básicas na presença de indicador; (5) constatação qualitativa da concentração de vitamina C em amostras de sucos naturais, utilizando Iodo; (6) ação dos antiácidos no organismo, utilizando o Foguete Químico; (7) explanação sobre a Química do Amor. Resultados: Os alunos tiveram participação efetiva no desenvolvimento das atividades. Apresentaram argumentos e empolgação durante as rodas de conversa promovidas no início e ao final da descrição metodológica. Conforme foi sendo esclarecida a presença da química em coisas rotineiras, conseguiram constatar que a química é uma disciplina entendível e prazerosa de ser estudada. Considerações Finais: A execução do projeto comprovou que a utilização de metodologias de contextualização instiga o conhecimento dos alunos. E que com isso, poderia entender a química de forma mais palpável e desmistificar o abstracionismo dela.
Palavras-chave
Ensino; Contextualização; Aprendizagem significativa.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Mariana de Souza Santos, Anderson de Oliveira Santos, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha, Kamilla Barreto Silveira
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.