INICIAÇÃO A DOCÊNCIA- VIOLINO NO ENSINO MÉDIO DO PROJETO MULTIDISCIPLINAR ARTES - PIBID

Dalila Mércia Santos Nascimento

Resumo


Introdução: O presente resumo apresenta um relato de experiência desenvolvida nas atividades do PIBID Multidisciplinar – Artes e Computação pela Capes, do projeto Iniciação ao Violino no IF-Sertão campus Petrolina. O projeto foi ministrado para duas turmas, no turno diurno e vespertino, durante os meses de outubro e dezembro de 2018, no Instituto Federal do Sertão Pernambucano campus Petrolina na zona urbana da cidade. Objetivo: Os objetivos do curso foi melhorar a eficácia para o ensino para o processo de aprendizagem para o aluno; promover o conhecimento aprendido no curso como resultado a performance; oferecer um amplo e acessível conhecimento e formação concreta das várias formas de técnica no violino; definir metas de acordo com seu grau de dificuldade e aprendizagem no instrumento. Materiais e Métodos: O projeto trabalhou com aulas expositivas práticas, auditivas e visuais, onde foi trabalhado: a história do instrumento, onde/como surgiu, principais percursores do instrumentos grandes violinistas contemporâneos aos antigos; higiene e cuidados com o instrumento: como crina, arco e no espelho; posicionamento do arco e da mãos esquerda e direita; arcadas lisas e sentido (talão e ponta) para notas longas em corda solta; técnicas/posições: posições indicadas.  Resultados: Os resultados mostraram que os alunos avançaram gradativamente com os exercícios e a peça ‘‘Brilha, brilha, estrelinha’’, mesma peça apresentada na culminância. Considerações Finais: A iniciação com alunos de ensino médio foi uma experiência enriquecedora e desafiante.

Palavras-chave


Iniciação ao Violino; Iniciação a Docência; Ensino Médio

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Dalila Mércia Santos Nascimento

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.