O LIXO E O ENSINO DE QUÍMICA COM O FOCO NA SENSIBILIZAÇÃO

Cristiano Cavalcanti Coelho, Stefanny de Souza Castro, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha, Vitalina Pereira dos Santos Neta, Kamilla Barreto Silveira

Resumo


Introdução: De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos 2018/2019, apresentado pela (Abrelpe), a quantidade de lixo urbano produzido no Brasil em 2018 alcançou 79 milhões de toneladas de resíduos, 1% a mais do que em 2017. Evidenciado isso, observa-se que a questão do lixo no Brasil é um assunto urgente a ser tratado, sob todas suas dimensões, com desenvolvimento de ações em extensão e acomodação necessárias para solução do problema. Objetivo: Aprender os fatores causadores da grande produção de lixo, despertando-os sobre à importância da conscientização para a preservação do meio ambiente, com alternativas de reutilização; articulando a temática com o ensino da Química (composição e transformação química). Materiais eMétodos: Primeiramente foi apresentada a proposta do projeto e aplicado um pré-teste. Depois foi apresentado o curta metragem “A Ilha das Flores”, seguindo-se com um debate sobre a abordagem que o curta metragem fez sobre o tema. Na etapa seguinte, vários tipos de resíduos (orgânicos, plástico, tecido, papel, etc.) foram enterrados, para análise do tempo de decomposição durante quarenta e cinco dias. Após o período, os materiais foram classificados como reutilizáveis ou não, e aplicado um pós-teste.  Resultados: Os alunos aprenderam como a sociedade é responsável pela grande produção de lixo e da responsabilidade acerca da preservação ambiental. No que diz a possibilidade de reutilização e tempo de degradação no solo, que isso varia de acordo com o material que está sendo analisado, parâmetros determinados pela composição química de cada um deles; e que o descarte inadequado pode trazer contaminação ao ambiente. Sobre o pós-teste, a maioria dos alunos adquiriu o conhecimento proposto pelo projeto. Considerações Finais: Projetos com temáticas ambientais são importantes para formação de indivíduos conscientes, que podem reduzir a produção individual de lixo, conhecer as consequências do descarte não adequado e/ou seletivo, e a possibilidade de reutilização do lixo.

Palavras-chave


Composição Química; Educação Ambiental; Contextualização.

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