MAPAS CONCEITUAIS COMO FORMA DE ORGANIZAÇÃO DE APRENDIZAGENS - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR

Geovanna Menezes Carvalho, Tatiane Gomes Calaça Menezes, Kelly Cintra Dantas

Resumo


Introdução: Métodos e técnicas de ensino-aprendizagem constituem um grande universo de possibilidades para ajudar no processo de aprendizado de alunos. Algumas técnicas podem funcionar para um aluno, mas não para outro. Uma destas técnicas de ensino-aprendizagem atualmente mais difundidas são os mapas conceituais (MC), por serem mais resumidas e organizadas, onde o próprio aluno o preenche com o que lhe foi ensinado, fazendo conexões entre os assuntos. Objetivo: Avaliar o uso da técnica de aprendizagem por meio de mapas conceituais como forma de organização de estudos de disciplinas do ensino médio regular. Materiais e Métodos: A estratégia de mapa conceitual foi aprendida e desenvolvida na disciplina de Orientação de Estudo do curso de ensino médio técnico em Agropecuária, turma B, do IF Sertão – PE, com a finalidade de aplicá-la também no estudo das demais disciplinas desta turma de 30 alunos. A fim de avaliar a percepção dos alunos sobre a técnica de mapa conceitual no processo de aprendizagem foi aplicado um questionário entre os alunos desta turma, contendo três perguntas sobre a utilização da técnica.  Resultados: Após aprendizagem da técnica, 69% dos alunos responderam ao questionário onde, 73,91% acreditam que a técnica facilita o estudo e passaram a usar habitualmente os mapas conceituais como forma de organização da aprendizagem. Justificando que a técnica ao resumir o conteúdo em tópicos facilita o entendimento. As disciplinas mais propícias ao uso da técnica, foram Biologia Vegetal (78,3%), Geografia (69,6%), Introdução à Agropecuária (60,9%), Gestão ambiental e Orientação de estudo (52,2% cada). Considerações Finais: Pode-se observar que a técnica de mapas conceituais, uma vez ensinada em sala de aula, tornou-se amplamente utilizada entre os alunos, para além da disciplina onde foi aprendida. Portanto, os mapas conceituais constituem uma técnica efetiva de organização e facilitação de aprendizagens significativas capaz de gerar autonomia nos educandos, além de um maior contato dos mesmo com as disciplinas fora da sala de aula.  

Palavras-chave


aprendizagem; mapas mentais; mapas conceituais; técnicas de estudo

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Geovanna Menezes Carvalho, Tatiane Gomes Calaça Menezes, Kelly Cintra Dantas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.