QUÍMICA COMO FONTE DE ENERGIA

Vitória Paula Pires Ferreira, Emanuelly Millena Lopes de Souza, Vera Lucia da Silva Augusto Filha, Anderson de Oliveira Santos, Mônica Dias de Souza Almeida, Kamilla Barreto Silveira

Resumo


Introdução: Os recursos renováveis tem sido uma das alternativas para preservar ou diminuir os danos ao meio ambiente com a produção de energia elétrica, fazendo uso de biomassa, sol, ventos, marés etc. Essa conexão energia-meio ambiente tem sido objeto de muitos estudos na obtenção de energias renováveis sustentáveis a fim de combinar os efeitos entre o uso da energia e a preservação ecológica. Objetivo: Aprender diferentes conteúdos de química (tabela periódica, propriedades químicas e físicas da matéria, cinética, termodinâmica, etc.) sob a perspectiva da geração de energia, utilizando fontes renováveis. Saber relacionar os conceitos da disciplina com os processos de geração de energia elétrica e demais formas de energia envolvidas nessa produção. Conhecer problemáticas atuais em relação ao uso improcedente de energia elétrica e a importância da bioeconomia. Materiais eMétodos: 1 - Conversa introdutória sobre o assunto; 2 - Atividade de sondagem sobre fontes de energias renováveis; 3 – Montagem de um quebra-cabeça com imagens e textos; 4 - Sala de Aula Invertida, sobre duas fontes de energia; 5 – Júri simulado sobre outras duas fontes de energia; 6 – Roda Musical; 7 – Gincana do Conhecimento (tortada na cara”,jogo dos balões e duelo de paródias); 8 - Atividade escrita descritiva; 9 - Visita técnica à Usina Hidrelétrica de Sobradinho-BA.  Resultados: Verificou-se os estudantes mais participativos e com um maior conhecimento prático, com opinião formada sobre o assunto e vendo a química como disciplina acessível, apresentando interesse para estudá-la. Adquiriram conhecimento sobrebioeconomia e sua relação com o meio ambiente, desenvolveram criticidade e consciência ambiental, e poder de analise de problemáticas da sociedade onde vivem. Considerações Finais: A aplicação de jogos didáticos no ensino de Química, como também o uso da realidade social e de materiais aos quais os estudantes têm livre acesso, como por exemplo a plataforma digitais, simplifica a aprendizagem e a torna mais interessante.


Palavras-chave


Ensino de Química; Metodologias Ativas; Educação Ambiental

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Vitória Paula Pires Ferreira, Emanuelly Millena Lopes de Souza, Vera Lucia da Silva Augusto Filha, Anderson de Oliveira Santos, Mônica Dias de Souza Almeida, Kamilla Barreto Silveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.