PRODUÇÃO DE UVAS DESTINADAS À ELABORAÇÃO DE VINHOS E SUCOS, CONDUZIDAS EM SISTEMA LIVRE DE CONDUÇÃO TIPO “TAÇA”, NA REGIÃO DO VALE DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO.

Maicon Silva de Oliveira, Mirele Xavier Silva Barbosa, Fabio Freire de Oliveira, Cícero Antônio de Sousa Araújo

Resumo


Introdução: A produção de uvas para processamento ainda é muito tímida entre pequenos produtores, sendo o principal motivo o alto custo de produção, principalmente pela grande demanda de mão-de-obra. Baseado nesta premissa, faz-se necessário a busca por novas alternativas de sistemas de produção, com manejo mais simplificado e menos oneroso. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a interação clone x porta-enxerto de videira, em sistema livre de condução (forma de “taça”), em sistema orgânico de produção. Materiais eMétodos: O experimento foi conduzido na fazenda experimental do IF SERTÃO-PE, CPZR, as videiras avaliadas estão conduzidas sob espaçamento de 3,0 m entre linhas x 1,0 m entre plantas, com 01 anos de implantação. O delineamento estatístico adotado foi DBC em esquema fatorial 3 x 2 x 3 dos quais 3 cultivares de uva para suco, sendo as variedades (BRS Isabel Precoce, BRS Magna e BRS Violeta); 2 porta-enxertos (SO-4 e Paulsen 1103) e 3 repetições; perfazendo 6 tratamentos, e 18 parcelas experimentais.  Resultados: Verificou-se: que a avaliação da interação do cavalo e porta-enxerto obteve semelhança entre os cultivares testados sendo que não teve diferença estatística para as interações no diâmetro a 10 cm e 45 cm de altura. Considerações Finais: Através destes resultados recomenda-se o plantio das 3 interações, atentando apenas para questões agronômicas.

Palavras-chave


uva orgânica; viticultura; poda.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Maicon Silva de Oliveira, Mirele Xavier Silva Barbosa, Fabio Freire de Oliveira, Cícero Antônio de Sousa Araújo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.