TRABALHANDO A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO SOLUÇÃO TAMPÃO DE FORMA MAIS MOTIVADORA

Mariane da Silva Barboza, Emanuel Lucas Gonçalves Silva Arvelivo, Girlene Lima de Souza, Elizangela da Silva Dias Souza, Arthur Francisco de Paiva Alcântara

Resumo


Introdução: A química requer um olhar mais sensível do ponto de vista didático por ser uma disciplina abstrata. Para facilitar o aprendizado do aluno, muitos professores buscam sempre se atualizar adquirindo novos recursos educacionais. No entanto, cada sala de aula é singular e, trabalhar, por exemplo, as soluções tampões, se torna, muitas vezes, uma tarefa complicada, considerando que os estudantes, em sua maioria, estão desmotivados e não conseguem identificar esse conteúdo no dia a dia. Objetivo: Dessa forma, o objetivo desse trabalho consistiu em utilizar o conteúdo solução tampão para estimular e motivar os alunos por meio de uma oficina tematizada, auxiliando-os no seu desenvolvimento e incentivando a sua criatividade, viabilizando o entendimento de alguns processos químicos do organismo. Materiais e Métodos: Aplicado em uma turma de 3º ano do ensino médio, o projeto se baseou, inicialmente, na exposição conceitos de ácidos e bases e soluções tampões. Em seguida, foram utilizados quatro textos diferentes que abordavam solução tampão e doenças associadas. Os textos foram divididos entre quatro grupos de alunos, que produziram cartazes com ilustrações e pequenos tópicos sobre cada tema. Paralelamente, foi realizado um jogo de perguntas e respostas sobre o conteúdo.  Resultados: Durante a aplicação do projeto, os alunos tiraram dúvidas e se surpreenderam com o quanto essas reações ocorrem no corpo humano. O momento para desenhar e colorir fez muitos recordarem de suas infâncias e que há muito tempo não realizavam tal atividade, sendo possível observar a satisfação dos discentes durante a oficina. Ao exporem os cartazes e explicarem cada sistema e as reações envolvidas, os alunos se mostraram mais motivados que o habitual ao responderem as perguntas. Considerações Finais: Pelo feedback dos alunos ao participarem da oficina, pode-se concluir que tal intervenção na turma se soma aos diversos instrumentos que o professor pode utilizar para a interdisciplinaridade, melhor aprendizagem e motivação dos discentes com relação aos conteúdos trabalhados, bem como o motivo de estar em sala de aula e trabalhar em grupo.

Palavras-chave


Aprendizagem; Solução tampão; Oficina; Motivação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Mariane da Silva Barboza, Emanuel Lucas Gonçalves Silva Arvelivo, Girlene Lima de Souza, Elizangela da Silva Dias Souza, Arthur Francisco de Paiva Alcântara

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.