ONDAS ELETROMAGNÉTICAS NO COTIDIANO

Aynnara de Lima Araújo, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha, Pedro Leocádio dos Santos Almeida, Kamilla Barreto Silveira

Resumo


Introdução: As ondas eletromagnéticas estão muito presentes no cotidiano, estas são resultado da liberação das fontes de energia elétrica e magnética em conjunto, podendo ser bastante trabalhadas em sala de aula com os alunos. Vendo-se a necessidade de estabelecer uma ligação de objetos utilizados no dia a dia, com um assunto que é pouco trabalhado na disciplina de Química, a temática Ondas Eletromagnéticas foi adotada como tema o gerador do projeto. Objetivo: Aprender sobre ondas eletromagnéticas, de forma contextualizada Materiais eMétodos: Incialmente fez-se a aplicação de um questionário para a verificação do conhecimento prévio sobre o assunto. Depois foi apresentado e discutido o vídeo “Introdução à Luz, Estrutura Eletrônica de Átomos”. Finalmente, em laboratório, foi demonstrada a ação dos protetores solares, utilizando tinta guache e luz negra, obtida da lanterna de telefone celular, e o comportamento dos fogos de artificio, utilizando o teste de chamas com diferentes sais, para emissão de diferentes cores.  Resultados: Foi grande o interesse dos alunos pelo assunto. A percepção de cores por meio dos experimentos instigou bastante a curiosidade de todos. Aprenderam que a luz é Onda Eletromagnética, e utilizando coisas simples do dia a dia ficou fácil apresentar as características das ondas e outros conceitos, que embora não sejam comuns os termos, estão muito ligados ao cotidiano, tais como luminescência, fosforescência, fluorescência etc. Considerações Finais: O projeto permitiu entender quão facilitador é a utilização de um tema gerador para o desenvolvimento de um projeto de ensino e que a escolha de uma metodologia contextualizada permite facilitar a compreensão dos alunos, mesmo que se trate de um assunto mais complexo, que envolva teoria, pratica e cálculos. A participação da turma em todas as etapas e o interesse pela disciplina de Química foi gratificante. 

Palavras-chave


Ondas eletromagnéticas; Tema Gerador; Contextualização.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Aynnara de Lima Araújo, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha, Pedro Leocádio dos Santos Almeida, Kamilla Barreto Silveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.